Search
terça-feira 21 janeiro 2025
  • :
  • :

Filme taubateano “Acorde”, selecionado em festivais internacionais, será exibido no Projeto CIC, neste sábado

No sábado, 03 de agosto, o Projeto “CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania” irá exibir o filme taubateano “Acorde”, dirigido por Wladimir Pereira, com roteiro de Leonardo Favatto e produção de BlasFêmeas Produções Independentes. O evento ocorre no Cineclube Rede Cidade “Coronér Pituba”, localizado na rua Otaviano da Costa Vieira, 15 (esquina com Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540) – centro de Taubaté, às 14 horas. A obra foi lançada no primeiro semestre de 2023 e, até o momento já foi selecionado para festivais como “24º Festival Satyrianas”, em São Paulo; “Taiga Community Short Festival”, na Rússia; e “Lift-OÊ Global Network”, na Inglaterra.

O curta-metragem é uma ficção, baseado em casos e fatos reais, que retrata o cotidiano de um jovem com TDI — Transtorno Dissociativo de Identidade, numa linguagem direta, objetiva e impactante, mostrando, sem nenhuma fala, as ações comportamentais do personagem e sua angústia e desespero quando se depara com a situação.

A ideia do tema é do jovem roteirista Leonardo Favatto, de 22 anos, que já vinha estudando e pesquisando sobre a doença, que tem tratamento, mas não tem cura. O próprio roteirista, que também é ator profissional, interpreta o jovem da história.

“Contar uma história tão complexa e dramática, sem utilizar nenhum recurso de fala ou narrativa, foi um grande desafio. Por ser cinéfilo e um grande amante de filmes de arte, decidi criar um suspense psicológico, trazendo referências de filmes noirs para o projeto, com imagens melancólicas, atmosfera densa e clima de tensão”, explica o premiado diretor Wladimir Pereira, também diretor de fotografia do projeto.

O “CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania” possui incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté; da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

A promoção é da Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade Taubaté, com coprodução do Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Kilometrarte, Felício Neto, Caipira Filmes e Escola de Mídia Comunitária.

Serviço: “CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania”
Local: Cineclube Rede Cidade Coronér Pituba
Rua Otaviano da Costa Vieira, 15, esquina com Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540 –centro, Taubaté