Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Fibria apresenta resultados do Programa Colmeias em evento de aniversário do Centro de Estudos Apícolas da Unitau

Iniciativa terá seminário, feira de produtos apícolas, visitas técnicas e minicursos entre os dias 24 e 27 de outubro, em Taubaté
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, apresentará os bons resultados obtidos em 15 anos de atividades do Programa Colmeias durante o evento de comemoração aos 30 anos do CEA (Centro de Estudos Apícolas) da Unitau (Universidade de Taubaté), entre os dias 24 e 27 de outubro.
A comemoração será marcada por uma ampla programação, que inclui seminários, feira de produtos apícolas, visitas técnicas e minicursos. A iniciativa é fruto da parceria dos representantes do APL (Arranjo Produtivo Local) formado pela Fibria, Unitau, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), SEBRAE-SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e COAPVALE (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba).

O gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo, fará palestra sobre o Programa Colmeias no dia 25/10, às 10h30, no Seminário de Apicultura. No dia 26/10, a Fibria marca presença em duas mesas redondas a partir das 14h: o técnico do Colmeias, Arno Wieringa participa de debate sobre apiculturismo e manejo produtivo em eucaliptos, ao lado de outros dois técnicos do Programa, o engenheiro agrônomo Paulo Forte (ESALQ/USP) e o especialista em apicultura Danilo Peranovich.

“Este é o maior evento sobre apicultura do interior de São Paulo e uma ótima oportunidade para fazer um balanço dos 15 anos do Colmeias, iniciativa que trouxe melhorias nas condições econômicas e socioambientais da comunidade. O Programa mudou a forma de atuação dos produtores da região, desde a organização e manejo até a comercialização. Foram muitas conquistas e aprendizados, que merecem ser compartilhados”, afirma Fausto Camargo.

Além do seminário, umas das atrações é a Feira de Produtos Apícolas, de 24 a 26 de outubro. A ação é outra conquista dos produtores que participam do Colmeias e do APL (Arranjo Produtivo Local), que vão expor seus produtos representando oito associações do Vale do Paraíba. Além do mel, os expositores trarão opções de doces, cera, cosméticos, vestuário, acessórios e equipamentos para produção e proteção.

Os participantes do evento também poderão conferir os avanços dos apicultores locais em visitas técnicas a um modelo de apicultura familiar, em Redenção da Serra, e ao meliponário modelo, em Natividade da Serra, no dia 27/10.

Os interessados em obter mais informações sobre apicultura ainda terão uma agenda de minicursos no dia 24. As atividades abordarão temas como meliponicultura, apicultura orgânica, produção de abelhas rainhas, pólen e reconhecimento de pragas.

O Programa Colmeias

Com o intuito de fortalecer a apicultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola, o Programa tem conquistado índices significativos e cada vez mais progressivos na produção de mel e ajudou a fortalecer o APL. Atualmente, 94 apicultores de São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Santa Branca, Cunha, Monteiro Lobato, São José dos Campos, Guararema e Taubaté participam da iniciativa na região do Vale do Paraíba.

Em 2017, a produção de mel atingiu a marca de 31 toneladas. O número se equipara à média nacional, ou seja, cerca de 17 quilos de mel por colmeia. Em 2016, a produção foi de 21 toneladas.

Entre os destaques, nesses 15 anos de história, está a conquista da COAPVALE, localizada em Taubaté, que recebeu cerca de R$ 290 mil, como resultado da venda de mel para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), em 2016.

O foco atual é promover o incremento de tecnologias de baixo impacto ambiental que agreguem valor à cadeia produtiva, como a rastreabilidade do mel e o melhoramento genético das colônias de abelhas, além de apoiar os produtores na inserção do mel em novos mercados.

Evento Comemorativo dos 30 Anos do Centro de Estudos Apícolas (CEA)

Data: 24 a 27 de outubro

Local: Departamento de Ciências Agrárias da Unitau(Estrada Municipal Prof. Dr. José Luís Cembraneli, 5.000, Jardim Sandra Maria – Taubaté)

A programação completa do evento pode ser consultada em www.agro.unitau.br/cea30anos

Principais marcos do Programa Colmeias na região do Vale do Paraíba

2015

ü Inauguração do apiário experimental nas associações: Apicultores de Santa Branca (Agroapis), Associação Socioeducativa de Pequenos Produtores Rurais de Redenção da Serra (NUTRIR) e Associação Paraibunense de Apicultura (APA);

ü Formação do Arranjo Produtivo Local do Mel (APL do Mel), uma parceria entre a Fibria, SEBRAE-SP, Unitau e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

2016

ü Inauguração do meliponário da Associação Paraibunense de Apicultura (APA), em Paraibuna (SP);

ü Participação dos apicultores no 2ª Fórum do Projeto Microbacias Il;

ü Conclusão da Casa do Mel da Associação Apícola da Alta Mata Atlântica (Apiama), em Cunha (SP);

ü Assinatura do contrato de comodato entre a Associação de Apicultores de Santa Branca (Agroapis) e a EDP Bandeirantes para a criação de uma sede da associação e da Casa do Mel.

2017

ü Participação dos apicultores da Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba (Coapvale) na comemoração dos 50 anos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

ü Fechamento do acordo de resultados APL de Apicultura Sustentável do Vale do Paraíba, com parceiros da região. No total, serão investidos R$ 1,8 milhões nas atividades que serão desenvolvidas.

2018

ü Realização do Seminário de Apicultura e primeira edição da Feira de Produtos Apícolas, organizada pelo APL, no Centro de Estudos Apícolas da Unitau.