Governador e primeira-dama estarão na cerimônia de abertura, que terá apresentação da Osesp e do pianista britânico Stephen Hough
O maior festival de música clássica da América Latina começa neste sábado, 1º, com 60 concertos totalmente gratuitos. Durante todo o mês de julho, a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá atrações em três palcos no município localizado na Serra da Mantiqueira e também na Sala São Paulo, na capital.
O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas estarão na cerimônia oficial de abertura, às 20h30, em Campos do Jordão, com concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob o comando do diretor musical Thierry Fischer e participação do pianista britânico Stephen Hough.
“O Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos eventos de música erudita mais tradicionais e importantes de todo o mundo, é um orgulho para o Governo de São Paulo organizar e promover um festival tão importante em parceria com a Fundação Osesp”, disse Tarcísio.
“Também reforçamos o nosso compromisso de democratizar o acesso à cultura e levar a música clássica a diferentes públicos que, muitas vezes, não têm acesso a concertos”, acrescentou.
Mesmo antes da cerimônia oficial de abertura, o público em Campos do Jordão poderá acompanhar atrações já na tarde deste sábado. A partir das 16h, no Parque Capivari, a USP Filarmônica se apresenta ao lado do Coro Acadêmico da Osesp com interpretações de canções como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Yara”, de Anacleto de Medeiros.
A secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, destacou a importância da oferta de acesso às apresentações sem cobrança de ingressos. “Nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, explicou. Em 2020, a crise do coronavírus impediu a realização do festival.
A edição 2023 do festival terá 60 concertos divididos entre três espaços em Campos do Jordão: o Auditório Claudio Santoro, com apresentações de sexta a domingo; o Parque Capivari, aos sábados e domingos; e a Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista, também aos sábados e domingos. Na capital, a Sala São Paulo terá apresentações distribuídas entre a Sala do Coro, de terça a quinta, com ênfase em performances artísticas, e a Sala de Concertos aos sábados e domingos.