A 152ª Festa do Divino de Ubatuba promete movimentar a cidade de Ubatuba entre os dias 13 e 22 de julho, com atividades religiosas, como a Novena do Espírito Santo e a procissão, apresentações da tradição caiçara, shows musicais e as diversas barracas de comes, bebes e brincadeiras e jogos.
Embora seu cunho religioso seja evidente, a Festa do Divino de Ubatuba é fortemente marcada por suas atrações socioculturais, como a tradicional tainha assada na brasa, os shows musicais e pelo aguardado show de prêmios, que ocorre sempre no último dia da festa e que tem como prêmio principal um carro 0 km.
Ainda que a alta temporada da cidade ocorra no verão, o evento, que acontece na Praça Exaltação da Santa Cruz, é considerado uma das principais atividades do calendário local, recebendo milhares de pessoas, tanto da população ubatubense, como turistas do Vale do Paraíba, de cidades vizinhas, como Paraty, do interior do estado e da própria capital.
Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, a festa é um importante elemento turístico e de manutenção das tradições locais. “Sendo a festa do Divino Espírito Santo a segunda mais antiga do município, não tenho dúvidas de sua importância como um atrativo cultural e de manifestações das tradições locais, sendo um interessante atrativo turístico para o município. Aos turistas que nos visitam, é um momento de religiosidade marcante na festa, bem como, uma grande quermesse de julho, onde é possível saborear o peixe que visita nossas águas no inverno, a tainha assada”.
Já para frei Wilmar Vilalba, pároco da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a festa contribui diretamente para um intercâmbio cultural entre as pessoas. “A começar pela época em que celebramos o Divino Espírito Santo aqui, toda a simbologia, os aspectos históricos e da tradição caiçara que se entrelaçam à cultura e à religiosidade, e o próprio convívio em comunidade, tudo isso permite que possamos expor a nossa vivência local aos visitantes, como também acabamos absorvendo suas impressões e um pouco da vivência que vem de fora”, ressalta.
Tainha na brasa
Um dos carros-chefes da festa, a Tainha assada na brasa é também uma das principais razões de a festa ser realizada em Ubatuba no mês de julho.
Embora o Espírito Santo seja lembrado no calendário litúrgico católico no dia de Pentecostes, os antigos caiçaras aguardavam o período em que as tainhas migravam do Sul para a região para, então, festejarem em comunidade a, assim, homenagearem a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Como o costume acabou virando tradição, a Festa do Divino de Ubatuba é sempre realizada em julho.
Show de Prêmios
Outra atração que virou tradição é o grande show de prêmios, que acontece sempre no último dia da festa e pode ser considerado um evento à parte, devido às suas proporções. Reunindo mais de 6 mil pessoas por edição, há cerca de 20 anos, o evento tem como principal atrativo uma rodada valendo um carro 0 km. Outras rodadas são realizadas com prêmios como duas motos 0 km, TV, celular, tablet, entre outros. A cartela com o prêmio principal pode ser adquirida antecipadamente na Paróquia Exaltação da Santa Cruz e custa R$ 25,00. Shows Musicais Para quem gosta de música, a festa traz atrações musicais em todas as noites, agradando aos vários gostos musicais. A programação completa pode ser conferida pelo facebook da paróquia: www.facebook.com.br/par.exaltacaodasantacruz