Este ano a festa vai até o dia 1 de julho, na avenida Iperoig
O que começou em 1923 com uma missa em balsa improvisada sobre duas canoas, hoje, atrai turistas e moradores que encontram na festa de São Pedro um local de cultura e lazer.
Abrindo as festividades, o palco do São Pedro recebe o tradicional concurso rainha dos pescadores, atração que atrai muitos expectadores na torcida pela sua candidata favorita. Nesse mesmo espaço, durante todos os dias do evento, o público irá conferir também diversos shows musicais.
A culinária está representada por uma dezena de barracas que servirão diferentes opções de comidas e bebidas. Quem quiser apreciar algo tradicional poderá se deliciar na barraca da tainha, coordenada pela Colônia de Pescadores Z10. Desde 1977 o prato caiçara tem agradado o paladar dos visitantes tornando-se a marca registrada do evento.
Os grupos tradicionais e de cultura popular também marcam presença na festa contando um pouco da nossa tão rica cultura brasileira, caiçara. Este ano a Fundação destaca a participação dos grupos na programação do evento ampliando sua atuação a fim de contribuir com manutenção da cultura identitária local.
Ainda falando em tradição, na sexta feira, dia 29, dia de São Pedro Pescador, acontece a procissão marítima, que ocorre desde 1954, e é famosa por suas embarcações decoradas e a “benção dos anzóis” – que protege e abençoa a pesca anual com fartura. Após a procissão marítima os fiéis acompanham a imagem de São Pedro até a Praça de Eventos, local que recebe a missa campal.
A festividade é organizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Colônia Pescadores Z10, AARCCA e a Comtur. Patrocínio Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Incorporadora Saint Martin.
Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba começa dia 27
jun 13, 2018Bruno FonsecaUbatubaComentários desativados em Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba começa dia 27Like
Previous PostEm dois anos, Brasil deve ter nova epidemia de chikungunya
Next PostProjeto voluntário de divulgação científica realiza eventos em Taubaté