Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Feriado de 5 de Dezembro pode ajudar a criar empregos, diz a ACIT

A Associação Comercial de Taubaté informou ontem que a entidade luta, há anos, para mudar a data de comemoração do aniversário da cidade, em 5 de Dezembro, por pelo menos três razões. A primeira delas é que esta data é estratégica: perto do Natal, pode atrasar o recebimento do 13º salário . O segundo motivo é que, sendo feriado e tendo o consumidor recebido o abono, poderá ir gastá-lo noutra cidade, aproveitando o feriado para passear e fazer compras. O terceiro motivo é a criação de empregos ou a manutenção dos existentes, já que um dia sem funcionamento do comércio pode trazer a consequência da diminuição da receita e das vagas.”O Vale do Paraíba é a região do Brasil que mais sofre com a queda no número de empregos. E nela, Taubaté é a cidade que mais perde empregos”, diz o RH da ACIT. Um dia de feriado pode influir nisto.
Já o presidente da ACIT, Luiz Saud, apontou uma outra questão: “sou educador. Não posso ensinar errado. A data de 5 de Dezembro não é de fundação da cidade, mas da elevação de Taubaté a vila. A fundação da cidade deu-se em 5 de fevereiro de 1842”.
A comemoração em 5 de fevereiro vem sendo defendida por Saud, mais pela veracidade histórica do que pelo movimento no comércio. “Será apenas transferir as compras de data- em vez de gastar o salário em 5 de dezembro, vai gastá-lo em 5 de fevereiro”, diz Luiz Saud.
Já a professora e historiadora Lia Carolina Prado Mariotto discorda da data de 5 de fevereiro: “ Isto é anular dois séculos de história da cidade. É jogar na lata do lixo o período Colonial, a história dos Bandeirantes”. De fato, a elevação de Taubaté a Vila ocorreu em 5 de Dezembro de 1645, e a elevação a cidade, 197 anos depois.