Segundo estudo do MTur, cerca de 3,24 milhões de viagens domésticas devem injetar R$ 6,7 bilhões na economia nacional neste feriadão
Mantendo a tradição, o feriado prolongado de 12 de outubro deverá ser um dos mais movimentados do ano, com previsão de realização de 3,24 milhões de viagens domésticas e impacto econômico de R$ 6,7 bilhões nos destinos visitados. Homenagem à Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, a data comemora também o Dia da Criança, o que eleva as expectativas de aumento do número de viagens em família.
“O Dia da Criança incentiva os pais a viajarem com os filhos, o que torna este feriado, principalmente quando há o prolongamento do fim de semana, uma boa oportunidade para aumentar o faturamento dos hotéis, agências, parques temáticos, pontos turísticos e do comércio em geral das cidades visitadas”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Além do dia da padroeira e da Criança, na sexta-feira, o feriado pode tornar-se ainda maior com a comemoração do Dia do Professor na segunda-feira, dia 15. Em algumas escolas do país, é o período também da “Semana do Saco Cheio”, quando os estudantes ganham folga extra. É o que eleva, por exemplo, a frequência de viagens a Porto Seguro (BA), um dos destinos preferidos da juventude nesta época e dos mais vendidos pela CVC. Os outros são Natal, Fortaleza, Salvador e Balneário Camboriú. Na Operadora Flytour, outra grande empresa do mercado, pacotes para o Beto Carrero World (SC), Serra Gaúcha, Foz do Iguaçu (PR), Imbassaí (BA) e Rio Quente (GO) lideram na preferência do público.
No Hot Park, parque temático localizado em Rio Quente (GO), por exemplo, são esperados cerca de 16 mil visitantes de sexta a domingo, com projeção de aumento de receita em 13%. Já foram vendidos mais de 5 mil ingressos, com promoções e programação especial para a criançada. Somente para o evento HotTrip são esperados mais de 650 estudantes, formandos do ensino fundamental, durante 4 dias da semana do saco cheio. De acordo com a empresa, o 12 de outubro foi o melhor feriado do 2º semestre do ano passado.
Os resorts, empreendimentos que investem em atrações para o público infantil e faturam com o nicho do turismo familiar, trabalham com expectativa de ocupação de 85% a 95% durante o feriadão. Segundo a Resorts Brasil (ABR), entidade que reúne empresas do segmento, o faturamento deverá ser 5% superior ao apurado no ano passado.
“Sem dúvida este é um dos principais feriados do ano e marca o início da alta temporada para os resorts”, comenta o presidente da ABR, Alberto Cestrone.
O feriadão vai movimentar também destinos tradicionais. Levantamento realizado pelo Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de preço de passagens aéreas e promoções com mais de dois milhões de usuários/mês, coloca São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte no topo da lista das 10 cidades mais buscadas (período de 1/6 a 30/9).
FERIADOS 2018 – O dia de Nossa Senhora Aparecida é o quarto feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalhador, Corpus Christi – segundo com maior faturamento e viagens –, e o Dia da Pátria. Até o final de 2018, outros três feriados prolongados (Finados, Proclamação da República e Natal), devem estimular a realização de viagens internas. A estimativa do Ministério do Turismo é de que os sete feriados prolongados de 2018 resultem em 13,9 milhões de viagens e injetem R$ 28,84 bilhões na economia brasileira. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval por já serem prolongados normalmente.