Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

Feminicídios: País já tem mais de 100 casos em 1 mês

Assassinatos de mulheres são registrados diariamente, nas mais diversas regiões do País; problema tem raízes profundas e já fazem do Brasil a quinta nação mais perigosa para as mulheres, de acordo com levantamento da OMSEm casa, com arma de fogo e cometido por parceiros ou ex-parceiros.
Esse é o quadro que mais se repetiu dentre os mais de 100 casos de feminicídio registrados no Brasil, somente neste primeiro mês de janeiro, segundo levantamento feito pelo professor Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela USP (Universidade de São Paulo). Em três semanas, mulheres foram vítimas de atentados em, pelo menos, 94 cidades e 21 estados do País, sendo que mais de a metade dos casos aconteceram durante os finais de semana.
O estudo foi divulgado pelo jornal O Globo e registrou a onda de casos de feminicídio , que, para além do início de 2019, tem se manifestado já ao longo dos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já tem a quinta maior taxa de feminicídios entre 84 nações pesquisadas. E, a despeito de possuir diversas políticas de proteção à mulher – como a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006 – o País ainda convive com rotina de uma mulher morta a cada duas horas.
Segundo a mestre em demografia Jackeline Romio, da Unicamp, mais de 4 mil mulheres morrem anualmente no País vítimas de agressão física, sendo que destas, 60% são vítimas de feminicídio.
A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e outros centros de apoio e ajuda às mulheres também são mecanismos relevantes para orientações sobre onde ir e o que fazer nesses casos. Tudo isso, somado ao bom funcionamento da rede pública, pode barrar casos de violência antes que cheguem ao ápice: o feminicídio. (Último Segundo IG)
Em Taubaté foi colocado no Facebook, no domingo dia 3, a denuncia de mais um crime cometido contra uma mulher.