Search
sábado 18 janeiro 2025
  • :
  • :

Fé e Razão – Um olhar integral para a Saúde Mental e Emocional

O Janeiro Branco é uma campanha global de conscientização sobre a saúde mental.
Debater a saúde mental é fundamental para mudar o cenário de preconceitos com as pessoas sofrem com isso. Saúde mental não é só não estar com um transtorno mental e algo mais amplo pois tem relação com o bem-estar, alimentação, relacionamentos, convívio, saber lidar com os problemas e emoções etc . A saúde mental exige prevenção. Como ter uma melhor qualidade de vida e como lidar melhor com as situações. Saber procurar ajuda se precisar. Saber perceber sinais de sofrimento psíquico. Olhar a saúde de forma mais ampla e integral.

Saúde mental envolve o bom funcionamento do cérebro e ter pensamentos de qualidade que significa alimentar a esperança, otimismo. Os pensamentos podem afetar o funcionamento do cérebro pois podem gerar doenças emocionais. Uma pessoa saudável se conhece e sabe como funciona, conhece seu potencial e as suas limitações. Diante disso sabem procurar ajuda quando necessária.

A saúde emocional está ligada as emoções assim como a saúde mental aos pensamentos. Cada uma tem suas próprias características porém estão interligadas. A saúde emocional é mais fácil de ser percebida já a saúde mental não é tão clara pois está relacionada a mente e o funcionamento do cérebro. Os problemas psíquicos podem se instalar sutilmente sem que se perceba. Os profissionais que estão habilitados para cuidar da saúde mental e emocional são : psiquiatras, psicanalistas, psicólogos.

Existe hábitos que ajudam na saúde mental e emocional entre os quais podemos destacar: 1) Gerenciar bem o seu tempo; 2) Finalizar tarefas; 3) Nutrir os bons relacionamentos; 4) Peça ajuda e ofereça ajuda; 5) Viva o presente e a viva a realidade; 6) Valorize suas conquistas; 7) Exercite a gratidão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que não existe uma definição de saúde mental. Esse termo é utilizado através do nível de sua qualidade de vida cognitiva ou emocional. Segundo a OMS mais de 400 milhões de pessoas não estão bem consigo mesmo ou com as pessoas ao seu redor; também afirma que 85% da população mundial sofre a falta de saúde mental causando depressão, ansiedade , dependências químicas entre outros. No Brasil cerca de 23 milhões de pessoas passam por esses problemas. Sendo 5 milhões em nível moderado ou grave.
A saúde mental não se relaciona apenas aos transtornos mentais é toda uma postura diante da vida. Uma sociedade adoecida gera nas pessoas seus próprios transtornos. O desafio é manter o equilíbrio diante de muitas realidades desafiantes.

A pessoa deve se questionar: O que te faz acordar todos os dias? Quais as motivações? Onde se busca essa motivação? Quais as escolhas que fazemos?

A saúde mental passa também pelo autoconhecimento e pelo autocuidado responsável. O que podemos mudar na rotina que favoreça uma melhor saúde mental e emocional? Atividade física ajuda no processo de conquista da saúde mental.

A saúde mental está em todas as esferas de nossa vida e em todos os momentos do nosso dia. Até a maneira como uma cidade é organizada influencia na saúde mental. É preciso exercitar um olhar integral para a saúde mental, perceber o que acontece dentro de nós. A saúde mental pressupõe nossa capacidade de viver com qualidade. Não se trata de ausência apenas de doenças e sim de uma questão de desenvolvimento humano, social e espiritual. Exige-se uma sociedade saudável, criar redes de apoio a começar por nós mesmos e para as pessoas a nossa volta. Investir no bem-estar e aprender a lidar com aquelas coisas que nos deixam insatisfeitos. A palavra é prevenir antes de adoecer.

Prof. José Pereira da Silva