Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Só o amor é digno do ser humano

O ser humano se deseja sempre se humanizar deve rejeitar o egoísmo, à mentira e o ódio.

É fundamental que cada pessoa transforme seu coração e abra seu interior para uma fecunda comunicação com as outras pessoas. Um coração que se abra ao amor fecundo e solidário. É um empenho que cabe a cada pessoa realizar livremente.

Transformar o espírito e o coração para que a vida seja transformada a partir de dentro. Cristo nos ensinou: “ (…) que vos amei uns aos outros” (Jo 13,34).

Esse amor deve ser vivido concretamente com palavras, gestos e atitudes no cotidiano. O amor não pode ser inconsequente. É preciso sempre a revisão da própria consciência. Um caminho para a maioridade espiritual.

Nossa sociedade hedonista, marcada pelo afã de prazeres, com a marca da mediocridade pulveriza esses valores ao grande público ofuscando a verdadeira dimensão do amor.

É preciso despertar a consciência adormecida e entrar no íntimo da maturidade para crescermos no amor humano do qual tanto necessidade o mundo atual.
O ser humano por suas manias de grandeza cria toda espécie de dominações. Desejando sobressair sobre os outros cria ciúmes, invejas, injustiças etc. Passa por cima da justiça.

O interior de cada pessoa precisa ser limpo de todas as coisas que absolutiva e lentamente vai corroendo a existência humana. Um interior livre de desejos desordenados, de interesses mesquinhos.

O amor eficaz exige a promoção da pessoa humana.
O amor que é fermento das aspirações e realizações humanos.

Prof. José Pereira da Silva