Search
quinta-feira 28 novembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Semana Santa: celebrar o maior ato de amor de Deus pela humanidade

A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

O tempo da Quaresma cujo início é na Quarta-Feira de Cinzas, continua até a Quinta-Feira Santa. A partir da Missa Vespertina da Quinta-Feira (Ceia do Senhor) inicia-se o Tríduo Pascal que abrange a Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor e o Sábado Santo. E tem o seu ápice na Vigília Pascal e no domingo da Ressurreição.

O Domingo de Páscoa marca o início de um novo ciclo O Tempo Pascal, que se estende por cinquenta dias até a Festa de Pentecostes (descida do Espírito Santo).

O que ela tem de santa? Nada de santa se a nossa vida não se aproximar da vida do Santo Filho de Deus, que morreu e ressuscitou possibilitando a todos saírem dos seus túmulos existenciais.

Nada de santa se a nossa vida não melhorar. Para algumas pessoas ela será só uma semana como as outras do cotidiano, ou uma semana com feriado prolongado.

Quem desejar algo mais profundo, perceberá o significado desta semana e procurará viver a mística que dela emana.
Nela celebra-se o maior ato de amor de Deus pela humanidade e por todo o mundo que Ele criou.

Esta semana merece ser vivida em clima de oração, contemplação, esforço de conversão e convivência fraterna. Com esta grande Semana chega-se, para nós, o tempo de rezar contemplando a redenção.

Pelo esforço de conversão, o ser humano percebe que não está completo. Há um longo caminho a percorrer para todas as pessoas. Pelo esforço de conversão é possível corrigir as deformações pessoais e aquelas que na nossa fragilidade provocamos nos outros.

Nesta semana maior da Igreja celebramos o mistério central da nossa fé. Do Domingo de Ramos até a Quinta-Feira Santa completamos o grande retiro quaresmal iniciado na Quarta-Feira de Cinzas e vivido na perspectiva do crescimento cristão. Com a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira à tarde, inicia-se o Tríduo Pascal da morte e ressurreição do Senhor. O cume de todas as celebrações desta semana é a Vígilia Pascal na noite do Sábado Santo. Esta Vigília desdobra-se na alegria da Ressurreição Vamos entrar na Páscoa com semblantes de ressuscitados!

Prof. José Pereira da Silva