Recuperar valores numa sociedade em constante mudanças é um desafio. Uma sociedade que em muitos setores vive uma crise de valores. Inúmeros estudos discutem esse tema. Na sociedade ocidental contemporânea observa-se a falta de vigência de valores estabelecidos no passado. Os motivos são amplos e complexos: valores antagônicos entre si, mudança de valores, redefinição de valores.
Quando falamos em valores um desafio é formar e ensinar a ser pessoa. Uma pessoa portadora de valores e precisa de uma formação integral.
Viver é um privilégio que cada pessoa possui, é uma oportunidade de realização pessoal. Oportunidade de construir um mundo melhor. Viver significa ter oportunidade de construir um caminho novo.
É o desafio de crescer como pessoa e viver com dignidade, desenvolver a personalidade. Por exemplo a criança precisa de força de vontade para apoderar-se aos poucos das rédeas da sua atuação pessoal. Os valores essenciais devem ser semeados desde a infância: esforçar para ser pontuais, prestarem atenção no que falam, refrear caprichos etc. A criança é a pessoa em germinação.
Viver é escolher, é optar entre um valor e outro. A sociedade de todos os tempo viram submersas na questão dos valores. A negação teórica ou prática dos valores seria negar a condição humana e aquilo que dignifica a existência humana.
Toda sociedade e pessoa precisa de um norte axiológico, ou seja, de valores positivos que orientam para uma vida mais humana e digna. Vive-se numa sociedade pluralista que oferece inúmeras possibilidades.
O psicanalista e filósofo Erich Fromm dizia (1900-1980) que: “Queremos ser nós mesmos e ansiamos por isso, mas não sabemos ou não queremos encarar essa situação”.
Vivemos numa sociedade que se atomizou, veja a violência generalizada que marca o cotidiano. Educar a pessoa para que cresça em valores é uma necessidade.
É indispensável para que a pessoa se desenvolva sadiamente.
A ausência ou deturpação de uma educação para os valores causa trágicos distúrbios na vida das pessoas e prejuízos na sociedade.
Os valores levam-nos a questionar quais os pilares da sociedade atual? Infelizmente observa-se que fica restrito a quatro: Dinheiro, poder, sexo, sucesso. Vem outra pergunta: Existem outros valores ou pilares que poderiam nos fazer felizes e realizados? Existem, entre os quais o valor da vida, a família, o amor ao próximo, a abertura ao transcendente, a maturidade humana, o amor, a construção da paz entre outros.
Encontrar o sentido da vida, o porquê e o para quê da nossa existência numa época infelizmente de suicídios em grande número de jovens , desorientação e vazio existencial. A vida precisa de alicerces para se desenvolver. As ações cotidianas devem se encher de sentido e finalidade. Uma vida sem sentido ou direção é vazia. Muitas pessoas negam-se a viver com autenticidade e em plenitude.
Muitas pessoas chegam ao final de sua existência insatisfeitos porque não souberam achar o tesouro de suas possibilidades. Quando uma pessoa cresce naquilo que é, torna-se mais humana, mais sensível diante de Deus, diante das demais pessoas e diante de si própria.
O valor de uma pessoa não é determinado por aquilo que possui nem pelas coisas que faz, mas por aquilo que é enquanto pessoa. Ser pessoa exige o cultivo de valores! É elevar-se num plano superior de humanidade!
Prof. José Pereira da Silva