Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Fé e Razão – Quaresma é tempo de renovação espiritual

Nós cristãos celebramos todo ano a festa da Páscoa : morte e ressurreição de Jesus e nossa. É a maior d todas as festas. A mais importante… Grande demais para ser preparada em apenas três dias ou uma semana. Por isso, estendemos sua organização para quarenta dias. Daí Quaresma, período de quarenta dias, que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa pela manhã.

Nesses quarenta dias (Quaresma) de preparação para a Páscoa, lembramos os quarenta anos do povo de Deus no deserto. Sobretudo revivemos os quarenta dias que Jesus passou no deserto, preparando-se para sua missão.
É o tempo em que fazemos o caminho para a Páscoa, motivados pela mensagem e unidos aos sentimentos de Jesus Cristo, cultivando o coração, o amor a Deus e a solidariedade com os irmãos.

É o tempo em que fazemos o caminho para a Páscoa, motivados pela mensagem e unidos aos sentimentos de Jesus Cristo, cultivando a oração, o amor a Deus e a solidariedade com os irmãos.

É tempo de graça e bênção, de escuta da Palavra de Deus, de conversão e mudança de vida, de recordação e preparação do batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos. Tempo de oração mais intensa; tempo de jejum como aprendizagem, entrega docilidade à vontade do Pai; tempo de esmola ou de partilha dos bens e de gestos solidários, de carinho com os pobres e necessitados.

A Quaresma é o tempo favorável para a redescoberta e o aprofundamento do autêntico discípulo de Cristo. É espaço para um novo nascimento. Neste tempo, somos chamados a assumir a penitência como método de conversão e unificação interior, como caminho pessoal e comunitário de libertação pascal. É necessário fazer da Quaresma um momento propício para a avaliação de nossas opções de vida e linhas de trabalho, para corrigir os erros e aprofundar a dimensão ética da fé, abrindo-nos aos outros e realizando ações concretas de solidariedade.

A Quaresma é tempo de renovação espiritual, uma espécie de retiro espiritual estruturado no trinômio: oração, jejum e esmola (solidariedade, misericórdia).

Prof. José Pereira da Silva