O mês de Junho é dedicado a Campanha de sensibilização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa: Junho Violeta. Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa. Os direitos não envelhecem.
Se simplista falar de velhice , no singular, e muito mais exato falar de velhices , no plural, pois existem inúmeras maneiras e etapas no processo de envelhecimento, em todas as culturas.
O significado do envelhecer e suas fases varia amplamente segundo fatores como classe, sexo, estrutura familiar, oportunidade de emprego ou aposentadoria, atendimento médico.
No entanto, embora toda sociedade tenha sempre membros de idade, a meta alcançada no século XX, com grandes vitórias da medicina sobre a fome e inúmeras doenças, teve como efeito o surgimento de um grupos sempre mais numeroso de idosos, especialmente nas sociedades ocidentais.
A coincidência de fatores demográficos, médicos e econômicos acabou criando um aumento da população idosa.
Muitos idosos tem problemas de assistência social e dependência. O processo de envelhecimento suscita não só problemas médicos e sociais, porém muitos outros cuidados.
É preciso entender que o envelhecimento é uma responsabilidade para as gerações futuras. Envelhecer é ao mesmo tempo uma tarefa e um desafio para cada um de nós pessoalmente, `medida que nós envelhecemos, ouvindo a experiência daqueles que nos precederam.
Muitas vezes a amaneira de se lidar com os problemas relacionados com o envelhecimento é inadequado e limitado.
O declínio físico apresentado pela idade avançada produz reflexos no mais íntimo da própria identidade pessoal. Uma política pública e social de atendimento ao idoso é fundamental.
É preciso reconhecer o caráter único de cada pessoa; saber relacionar-se socialmente com os outros e com Deus; participar da vida comunitária em que se garanta a independência pessoal.
É preciso respeito pelos idosos! Infelizmente muitos idosos sofrem com a pobreza, dependência, marginalização e violência.
São fontes de dignidade humana o atendimento médico, a proteção e apoio social, são necessidades sempre mais sentidas pelos idosos e que se atendem melhor na família.
Segundo o IBGE a população brasileira ganhou mais de 4, 8 milhões de idosos desde 2012.
Importante o que se dê apoio social e financeiro às famílias dedicadas aso cuidados dos idosos. Atender as necessidades físicas, emocionais, psíquicas, sociais, espirituais dos idosos. Também promover relações de amizade dos idosos com as outras gerações. Devem ter uma vida digna! É preciso ter respeito! São pessoas muitas vezes e infelizmente esquecidos da sociedade.
O mandamento de honrar pai e mãe implica a responsabilidade quanto à proteção e auxílio dos idosos.
Os idoso infelizmente sofrem violência física, psicológica, financeira privando de bem-estar e dignidade. É preciso denunciar a violência contra a pessoa idosa e a urgência de medidas preventivas.
É preciso uma sociedade que sempre respeite e garanta os direitos da pessoa idosa.
Prof. José Pereira da Silva