Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Processos de ajuda psicológica: autoconhecimento, amadurecimento e interiorização

Toda pessoa no decorrer da vida aprende muitas coisas, adquire muitas competências especialmente técnicas, porém nem sempre aprende uma habilidade importante que consiste em pedir ajuda em casos de saúde mental. É algo que toda pessoa precisa independente dos casos graves. Ser pessoa significa cuidar-se integralmente. É saber parar e reconhecer-se necessitada de ajuda. Assumir a fragilidade humana desejando amadurecer sempre. Entrar num processo continuo de transformação. Como dizia Guimarães Rosa (1908-1967): “Viver é um rasgar-se e remendar-se”.

Podemos dizer que ser capaz de interiorização é ser capaz de entrar em si mesmo, sem barreiras ou entraves, ir ao encontro do que habita nosso interior e nossa realidade psíquica.
É uma busca de compreensão de si mesmo com todo o ser: mente e coração. Porém isso pode ser dificultoso se alguém é vítima de fantasmas interiores ou de culpas paralisantes, ou de obsessões reiteradas, ou de bloqueio emocional.

Diante desses casos não é fácil viver uma existência significativa. Portanto uma ajuda psicoterapêutica será adequada e bem-vinda.
Pois nem sempre as coisas caminham normalmente , num progresso contínuo. Acontecem imprevistos acompanhados de sofrimento em que a pessoa fica sem ponto de apoio. A crise chega e tudo parece balançar. Muitas vezes a pessoa se sente só, não ouvida e compreendida e nem toda pessoa pode auxiliar de forma competente.

A pessoa sofre a angústia de situações inevitáveis ou inesperadas e desestabilizadoras. Diante de tal situação ás relações humanas cotidianas passam pelo conflito e sofrimento.

Precisa-se de ajuda! A pessoa deve se reconhecer frágil e fragilizada, que é da condição humana. Reconhecer essa etapa de fragilidade é importante no caminho do amadurecimento humano deixando uma relação mágico-infantil.
Sem acompanhamento profissional e competente dificilmente alguém pode chegar a superação.

A ajuda psicoterapêutica em suas várias linhas metodológicas são d grande importância nos momentos de crise, assim como fora deles, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e maturação humanas.

É um trabalho de despertar o ser, que soma força e fraqueza, temor e coragem, certeza e vacilação. É caminhar para a integração, para a plenitude. Nessa busca e ânsia de viver em plenitude, vamos aprendendo a nos aceitar como somos e a aceitar o outro como ele é.

É sempre importante destacar a utilidade dos processos de ajuda, no caso aqui da psicoterapia. Infelizmente muitas pessoas tem uma visão distorcida e estereotipada da ajuda psicológica. Evitando utilizar, com prejuízo evidente e sofrimento, dos excelentes recursos que temos a nossa disposição.
Buscando a integração do ser: desejos, valores, conhecimentos, sentido entre outros. O que supõe um trabalho constante, em cada etapa da vida, para possibilitar o autoconhecimento e amadurecimento. Prestar atenção em si mesmo e querer crescer e avançar no autoconhecimento , elementos fundamentais para a personalização.

Prof. José Pereira da Silva