O segundo domingo de agosto comemoramos o dia dos pais. No Brasil o dia dos pais foi comemorado pela primeira vez em 1953. A sociedade vive certa crise da paternidade. É necessário sempre relembrar os valores da paternidade responsável.
A data deve ser sempre ocasião de refletirmos sobre o papel e a missão dos pais na família e na sociedade. Jamais devemos esquecer que a família é o berço e escola de humanidade. Na família o pai tem uma missão a cumprir de cuidar e educar os filhos. Educá-los corretamente significa preparar bons cidadãos, pessoas que cultivem valores que construa uma humanidade sempre melhor.
O pai deve sempre se importar verdadeiramente com os filhos e com o presente e o futuro dos mesmos. O pai deve ser uma figura presente na vida dos filhos. O ser pai não se reduz a provisão material ou encher os filhos de apetrechos tecnológicos. Ser pai é educar e educar é elevar.
A missão do pai é mais ampla e profunda exige compartilhar a vida e as experiências, ser presente em todas as etapas do crescimento dos filhos. É ajudar os filhos a crescerem enquanto pessoas e a cultivarem valores essenciais. Ajudar a construir nos filhos uma vida sadia física, psíquica, social e moral.
Existe valores e principalmente os essenciais que se aprende no berço na companhia de pais atenciosos. Portanto o pai tem papel crucial na transmissão da ética, da moral e do amor aos filhos. As grandes lições se aprende no seio da família na qual pais exercem sua missão com responsabilidade.
Ser pai é transmitir o amor concretamente todos os dias. Um filho que aprende dos pais valores essenciais pode vivenciá-los e transmitir esses mesmos valores no seio da sociedade. Responsabilidade que se exerce em meio as limitações.
A maior alegria de um pai é vivenciar a família unida e vivendo em paz , filhos convivendo em clima fraternal. Valorizar o pai é valorizar a própria família.
O verdadeiro amor de um pai pelo seu filho deve ser vivido como reflexo do amor divino. Na Bíblia lemos: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Pr 22, 6).
O Pai quando exerce bem sua missão incute nos filhos sabedoria, retidão e bons exemplos. Exerce sua missão nos pequenos gestos cotidianos de amor e solicitude. O desenvolvimento da consciência moral nos filhos exige longo processo de acompanhamento da qual opai não pode eximir-se.
Ser pai é assumir essa missão de ser vida na vida dos filhos com dedicação e coragem.
Comemorar o Dia dos Pais é sempre ter a memória do coração de tudo o que o pai foi e é na vida do filho. Aos pais ter sempre mais viva a consciência da paternidade. Infelizmente quanto filhos sãos órfãos de pais vivos pois não são presentes e atuantes na vida dos filhos.
O pai deve ser referência na vida dos filhos, a ausência do pai pode em muitos momentos causar um vazio que marca uma existência e gera determinados conflitos internos.
Ser um bom pai é um dever amoroso dos pais e um direito dos filhos. O filho deve se desenvolver com dignidade. Educar na fé.
Assumir a paternidade implica educar, cuidar, promover o que significa dar carinho, dar bom exemplo, preparar para a vida. É ser presença afetiva e educativa.
Prof. José Pereira da Silva