Search
domingo 17 novembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Nossa Senhora da Conceição Aparecida: orienta para Deus

Nossa Senhora da Conceição Aparecida! Sob essa invocação é aclamada com devoção pelo povo brasileiro.
Maria é a mãe cumulada de dons dados por Deus. Maria se associa à obra do Filho. Maria é um sinal e situar-se em relação a Maria é sempre dizer algo de Deus.

A Igreja desde suas origens fez memória de Maria, desde cedo a Igreja se colocou sob a proteção de Maria, invocando-a nas suas necessidades (Sub tuum praesidium… no fim do século IV).

Maria convida-nos ao louvor (Lc 1,46-55). Mara mostra junto da cruz, até onde deve ir a fidelidade. No cenáculo mostra-nos que a oração deve pedir ao Espírito Santo que reúna todos os fiéis.

Que o fiel ao consagrar-se a Ela deve se dedicar com alegria ao serviço de Deus e da Igreja.
Maria orienta sempre o fiel para Deus Sua invocação situa-se na comunhão dos santos, é aquela que está mais próxima de Deus e de nós.

Ela se une a Cristo “que vive sempre para interceder em nosso favor” (Hb 7,25).
Imitar Maria significa e nos conduz ao louvor e ao serviço de Deus e dos irmãos.

A verdadeira devoção a Maria não se reduz numa emoção estéril e efêmera , porém nasce da fé, que nos faz reconhecer a grandeza da Mãe de Deus e imitar as suas virtudes (LG 67).

Lemos no Concílio vaticano II: “ Na Sua vida, deu a Virgem Maria exemplo daquele afeto maternal de que devem estar animados todos quantos cooperam na missão apostólica que a Igreja tem de regenerar os homens” (LG 65).
Maria revela sempre sua profunda experiência de Deus. Ela testemunha o amor e a misericórdia de Deus.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida surgida das águas, tornou-se para os pobres pescadores e, depois, para todo o povo um sinal de esperança. Ela conduz a Deus.

Proclama “Fez em mim grandes coisas”, Deus a fez poderosa para seus filhos. Ela esmagou a cabeça da serpente e está diante de cada fiel com a mão sempre estendida.
Em Maria, todo aquele que sofre tem sua esperança restaurada. Maria é modelo de discípula, em sua fidelidade a Deus doa-se gratuitamente.

Maria, Conceição Aparecida sempre um olhar e mão estendida aos pobres, coração acolhedor das necessidades de cada sofredor. Ela é bem-aventurada porque o Senhor fez em ti maravilhas (Lc 1,49).

Prof. José Pereira da Silva