Search
terça-feira 24 dezembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Natal : Manifestação do mistério de Jesus Cristo!

O Natal é manifestação do mistério de Jesus Cristo! Na realidade, só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente o mistério do homem.

O Natal é convite à solidariedade. Cristo que nasce se faz solidário com o homem e a mulher no seu tempo e no seu ambiente. O Natal requer de cada um o empenho por uma solidariedade concreta, feita de obras e de sinais visíveis.

O Natal é convite à alegria: “Não temais , eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um salvador, que é o Cristo Jesus” (Lc 2,10-11).

Grande alegria porque se realiza a longa expectativa de toda a humanidade. A Palavra de Deus que se faz carne é também a Palavra de Deus que se faz história.

O Natal é mensagem de paz. Jesus, “Princípe da paz”, aparece na história da humanidade como sinal de reconciliação com Deus e com os homens.

Natal é a festa de luz, que clareia a noite das nossas trevas, a noite das nossas incompreensões, a noite desumana das nossas angústias e desesperanças.

Cristo quer renascer hoje nas nossas casas, no nosso coração, na nossa vida. O natal é a festa do homem novo, do homem que renasce e é renovado.

Senhor, sois grande e vos apresentais como criança. Sois forte e vos manifestais na fragilidade. Sois tão rico e vos fazeis mais pobre que os pobres. Sois tão poderoso e vos tornais submisso e obediente. Diante de tal grandeza vos pedimos: Fazei-nos simples e humildes para entender que os últimos e pequenos dentre os homens são os primeiros e grandes diante de Deus.

Como escreveu o Papa Bento XVI: “ O presépio é uma escola de vida, do qual podemos aprender o segredo da verdadeira felicidade”.

Prof. José Pereira da Silva