Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental e emocional. É importante a prevenção de doenças que surgem da ansiedade, depressão e estresse tão comuns na atualidade.
É chamado de Janeiro branco por ser o primeiro mês do ano em que se projetam expectativas para o decorrer do ano e branca por representar simbolicamente uma tela em branca em que se pode projetar expectativas e desejos.
Os transtornos mentais tem diversas causas tais como estresse, genética, traumas e abuso de substâncias. Das quais podemos citar: transtornos bipolar, esquizofrenia e transtornos de humor entre outros.
São transtornos que afetam a vida do indivíduo e a atingem a capacidade laboral de forma temporária ou permanente).
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) quase 1 bilhão de pessoas convivem com transtorno mental. A OMS afirma que aproximadamente 12 milhões de brasileiros são afetados pela depressão.
Cuidar da saúde mental implica em parar, desligar o automático e se perguntar como estou me sentindo. Temos também a síndrome do pânico e a síndrome de Burnout. Cada pessoa deve cuidar de sua saúde mental e saber reconhecer quando precisa de ajuda especializada de um psicólogo, psiquiatra, psicanalista entre outros. É importante vence o preconceito que ronda a questão dos transtornos mentais ou da saúde mental. Trabalhar pela desmistificação das questões ligadas aos transtornos mentais. A saúde mental deve ser uma preocupação de toda pessoa. Um transtorno mental dá sinais que precisam ser observados.
Cuidar da saúde mental para ter uma vida mais plena e saudável. É importante ter bem-estar psicológico e emocional, problemas nessas áreas afetam a vida como um todo. Muitos apontam o ambiente de trabalho e questões financeiras como principais fontes de estresse e adoecimento mental.
É importante observar alguns passos para ter saúde mental:
a) Ter expectativas e metais reais evitando a frustração e o sofrimento emocional. Exige saber planejar com os pés no chão.
b) Elaborar metas realistas com prazos curtos respeitando etapas.
c) Evitar uma autocobrança exagerada e fora da realidade. Reconhecer os pequenos esforços.
d) É preciso saber lidar com as adversidades e imprevistos, ou seja , saber reprogramar e replanejar.
e) Realizar atividades que tragam bem-estar psíquico. Investir em bons hábitos tais como: atividade física, alimentação saudável , melhora os padrões de sono.
f) Conscientizar e trabalhar as emoções procurando o bem-estar.
g) Ter consciência do momento presente, procurar as ações possíveis e naquilo que se pode controlar.
h) Ter consciência que o sofrimento emocional pode ser prevenido e conhecer as estratégias para isso. Existem estratégias para o cuidado da saúde mental.
i) Se estiver com problemas emocionais que estejam interferindo na saúde e bem-estar procure um profissional da saúde mental.
Portanto buscar ações preventivas para manter a saúde mental e ter uma vida mais equilibrada. E ter em mente de que “quem cuida da mente, cuida da vida”.
Prof. José Pereira da Silva