Vivemos numa sociedade que exalta o poder, a riqueza, a fama, o sucesso a qualquer custo. Uma sociedade do espetáculo. Onde a vaidade caminha de mãos dadas com a soberba. Em latim vaidade significa vazio firmado sobre aparência ilusória e a soberba significa presunção. Diante dessas realidades queremos tratar da humildade que é uma virtude. Tal a humildade seja um remédio entre outros para ajudar no saneamento dessas exacerbações.
A humildade leva o homem a ter um conhecimento mais verdadeiro e real de si mesmo, que o distancia das falsas ilusões a respeito de si mesmo. Para isso o autoconhecimento é fundamental.
Quando se fala em humildade não se trata apenas de introspecção psicológica ou uma desvalorização pessimista que seria contrária a dignidade humana. Na humildade trata-se da busca de um conhecimento mais verdadeiro de si mesmo que permita perceber as próprias limitações ou ações livres da vontade humana e também as potencialidades.
A humildade assim concebida causa libertação da busca desenfreada do poder, riqueza, sucesso pois coloca a justa medida em tudo. Nos coloca diante de nossa finitude, limites e possibilidades.
A humildade exige um processo longo de autoconhecimento e depuração ás vezes doloroso pois o ser humano tem uma inclinação natural para o orgulho e apego desordenada de si mesmo.
O amor próprio exacerbado leva muitas vezes as decepções amargas diante da descoberta da verdade sobre nós. A humildade exige uma transformação do coração e da mente, ou seja, de todo o ser. Porém é o caminho para o crescimento humano e espiritual. Não se deve confundir humildade com humilhação. A humildade é um caminho para a autenticidade e libertação interior. Superar o orgulho exacerbado que impede o crescimento humano. A humildade deve favorecer todo o processo de crescimento humano e espiritual.
As intenções humanas são ambíguas e através da humildade vamos descobrindo as camadas insuspeitas de egoísmo, vaidade, soberba. É conhecer o lado sombrio, suas paixões , suas reações imaturas e motivadas de amor-próprio. Geralmente existe a tendência de fugir dessa realidade interior e desviar-se do próprio eu e nutrir ilusões a respeito de si mesmo. É preciso cair em si. Adquirir um conhecimento seguro a respeito de si mesmo. A humildade ajuda-nos a evitar uma imaturidade egocêntrica. Estar em sintonia com Deus permite-nos adentrar em nossa realidade humana e mostrar a verdade profunda do ser humana e sua origem divina.
A aquisição da humildade passa por um encontro importante com a verdade e, sobretudo, com a verdade sobre si mesmo.
A natureza humana necessita de aprendizado, esforço e experiência para crescer no conhecimento de si mesmo e no aprofundamento dos valores. Essa experiência é imprescindível para o crescimento humano e espiritual.
Prof. José Pereira da Silva