Existe um centro da vida e do mundo ao nosso redor. Deus é a resposta e a tarefa da existência humana. Quando alguém busca o que existe de mais profundo e significativo está procurando Deus, mesmo sem muitas vezes o saber. Deus se deixa conhecer para aqueles que o procuram de coração sincero.
Num contexto de imediatismo muitas vezes as pessoas passam por cima das realidades eternas. Deus está presente nas situações humanas mais simples e não só no extraordinário. Ler na realidade da vida a presença e intenções de Deus . Esse itinerário é abrir-se e fazer a vontade de Deus.
A busca de fé é fundamental para manutenção da harmonia e equilíbrio humano de forma mais integral.
O ser humano precisa fazer periodicamente um checape espiritual. Verificar se estamos cuidando bem da busca do Absoluto. Como está nosso rendimento na peregrinação até Deus.
O desleixo espiritual pode causar danos a saúde espiritual. Cuidar da saúde da alma exige examinar frequentemente a vida interior. Não podemos nos distrair do essencial da vida. Identificar o essencial de cada situação. Não podemos nos habituar a superficialidade. A busca da profundidade espiritual é uma tarefa que devemos nos empenhar.
É ir lentamente ao núcleo do mistério da vida. Ir ao coração de Deus Descobrir o reduto mais íntima da vida. É um mapa do tesouro que nos leva ao tesouro essencial, isso exige perseverança.
É descobrir o rumo certo para o tesouro que não se corrompe com o tempo. A caminhada espiritual passa pela retidão de vida, mesmo com empenho ela estará sendo no início. Caminhar sempre com olhos fitos na meta. Pois na vida espiritual o encontro é sempre recomeço.
Não é uma busca barulhenta e sim silenciosa, protege nosso interior e sempre encaminha-nos para Deus. Um silêncio de plenitude. Silêncio para revisão de vida e renovação da fé e da esperança.
Silêncio necessário numa sociedade doente de barulho, exterioridades, superficialidades. Ruminar os caminhos da fé. Essa busca não pode nos roubar de nós mesmos pelo contrário deve nos dar nossa identidade mais profunda. A busca de Deu exige conhecermos a nós mesmos. Deus está no mais íntimo de nossas boas ações. Está presente nos nossos desejos mais profundos.
Deus jamais desiste de nos encontrar!
Prof. José Pereira da Silva