Search
sábado 28 dezembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Compromisso com a verdade

Existem direitos e deveres invioláveis que derivam da dignidade da pessoa humana. A pessoa humana é sujeito de direitos e deveres.

Quando esses direitos são respeitados asseguram a todas as pessoas uma vida verdadeiramente humana. É pressuposto para construção de uma sociedade livre, justa e democrática. Todo direito pressupõe o dever de respeitar esse mesmo direito por parte das demais pessoas. Cumprir um dever não tem apenas um significado individual e sim um sentido social.

É fundamental que cada pessoa consiga o bem e a verdade sem nenhuma coação externa. Guiados pela sua consciência sem intervenções abusivas dos Estados.
Todas as pessoas tem direito à liberdade e a verdade. A liberdade de manifestação e pensamento dentro dos limites da moralidade e do bem comum.
A convivência humana em sociedade somente é conforme à dignidade humana se for fundada na verdade. A verdade é a base ampla da sociedade.

A convivência humana não pode ser fundada na mentira. Individualmente ou socialmente só pode haver crescimento tendo como fundamento a verdade.
É preciso uma educação para a verdade que resolveria muitos problemas pessoais e sociais. Que cada pessoa agisse com retidão, honestidade e caráter.
A mentira se manifesta de diversas formas: corrupção, inveja, vingança, hipocrisia, debilidade de caráter, baixeza moral, ciúmes, traição, exploração etc.

A falta da verdade nas pessoas prejudica as relações sociais e atentam contra a honra (maledicência, calúnia, difamação, contra os bens alheiros (roubos , corrupção).
Diante de tantos ataques contra a verdade, nos resta manter a retidão de consciência diante das demais pessoas. Termos a atitude de amar a verdade.

A verdade deve ser praticada com amor. Muitas vezes existe falta de respeito para com as pessoas. Respeitar as opiniões contrárias.
Amor e verdade são interdependentes. Dizer a verdade não é ferir a sensibilidade do outro, humilhar. Dizer a verdade e viver honestamente a verdade.

Os meios de comunicação, por exemplo, devem respeitar um código de ética da informação e comunicação. Ser honesto e objetivos na transmissão de notícias.
Cada pessoa é chamada a viver a verdade, não se pode levar a sério uma pessoa que pratica a mentira. Ser leal em todas as circunstâncias da vida. Testemunhar a verdade diante de Deus, da sociedade e de cada pessoa.

Prof. José Pereira da Silva