Search
sexta-feira 22 novembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – A vida humana é um constante reerguer

Todo ser humano falha e se equivoca. Cair é natural em todo ser humano. Gasta ver uma criança que está aprendendo a caminhar. O ser humano falha em todos os campos. É a realidade da debilidade humana. É o trabalho da superação e da resiliência humana diante das situações adversas.

O amor é o amor tesouro e fonte de impulso para a superação dos desafios da vida. Aprender a amar é o mesmo que aprender a viver. “Aquele que odeia, guarda rancores, julga os demais e não os perdoa é um morto em vida, vale dizer: “Quem não ama permanece na morte” ( 1 Jo 3, 14).

O amor é a essência de cada um de nós e esta essência é a mesma em todo ser humano. Quanto mais é compartilhado com os demais, mais abundante se torna.
O amor é um dos instrumentos para tirar da inércia e do egoísmo. Aprender a perdoar. Ao perdoar ao próximo estamos sendo indulgentes para É um bálsamo curativo que tudo restaura. Aprender a perdoar a si mesmo é importante para autoconfiança. O ressentimento e o rancor como gás venenoso vai envenenando o ser. Não julgar os outros e nem a si mesmo. Se uma pessoa for capaz de se libertar do julgamento severo que faz de si mesma, recuperará o bem-estar e a autoestima.

A atitude que alguém tiver para com o seu próximo é fundamental para o seu bem-estar. Muitas vezes a própria pessoa que torna a vida pesada.
Aceitar-se como se é um ponto importante. Aceitar-se com as falhas e também com todas as suas virtudes. Não se prender aos erros. Enfrentar a realidade com atitudes positivas e cheia de esperança.

Quem permanece no desprezo a si mesmo, no ressentimento, na frustração vai perdendo o viço. Para todo aquele que vive no Amor, a vida se transforma. Viver em paz e em harmonia.
Estar em oração! Orar é colocar todo o coração, toda a mente, todas as nossas forças nas mãos de Deus. É uma atitude de amor, entrega total a Deus. Se deixar amar pelos outros, se deixar amar por Deus.

Neste mundo teremos dificuldades, para vencer, problemas para resolver. Com a oração nos nutrimos do espírito de Deus. Encontramos fortaleza para vencer os obstáculos.
O êxito em qualquer coisa que empreendemos não é uma meta, é um caminho cheio de possibilidades que temos que aprender a forjar. Sobrepor à adversidade e atingir o que parece impossível.

Prof. José Pereira da Silva