Uma forma da vida interior humana é a vida espiritual cristã, ou seja, a vida interior vivida pelos cristãos em comunhão com Jesus Cristo.
Os cristãos acreditam que a sua vida espiritual é original, tem uma especificidade, mas com isso não querem afirmar que a vida interior humana é exclusiva da experiência de fé.
Cada ser humano é animado por uma dimensão que transcende o corpo e a psique, por aquela alma ou espírito que lhe permitem transcender-se. Esta abertura é desejo, busca, impulso que se manifesta em todas as espiritualidades , religiões ou humanismos, como tensão para beleza, o bem, a felicidade, a verdade.
No cristianismo , essa abertura é espaço para predispor tudo ao acolhimento do Espírito Santo, da vida de Deus: abertura, desenvolvimento e crescimento da pessoa tornam-se um consentimento a Deus, um reconhecer o amor de Deus sempre preveniente.
Por isso a vida espiritual cristã transcende a vida interior humana, porque nela se enxerta a força do Espírito Santo.
A vida espiritual cristã implica um trabalho de discernimento que se configura como atenção, vigilância, escuta de cada presença e manifestação do Espírito, da Palavra de Deus, na vida nas suas multiformes manifestações. É um trabalho de acolhimento do Espírito da parte do nosso espírito, um trabalho no qual se associam memória, inteligência e vontade.
Somos , com efeito, habitados pela memória, mas esta precisa de ser despertada, ressuscitada como memória viva através do exercício da inteligência; só desta maneira nos tornaremos capazes de ler em profundidade o nosso passado e esclarecer o nosso presente.
E assim sobre o hoje podemos exercer as nossas capacidades de mobilizar energias e forças para o sentir e agir: este é o trabalho da inteligência, do espírito iluminado pelo Espírito Santo.
A vida espiritual cristã é também uma viagem, mas como resposta a um convite, a um chamamento de Deus, é um itinerário no seguimento de Alguém que abre o caminho e nos precede, é um caminhar deixando-se guiar pelo Espírito. Sim, vida espiritual cristã é respirar o Espírito santo, expressão comum da patrística oriental.
Prof. José Pereira da Silva