A vida humana é marcada por planos que tem haver com os objetivos da vida de cada pessoa. A vida traz em seu interior certas regras que não observadas geram desastres, levam a encruzilhadas que podem levar a perda do rumo da vida.
A vida como uma partitura exige que se saiba ler as notas. Ler a partitura da vida. A sociedade apresenta inúmeras distrações que afasta a pessoa dela mesma e dificulta a compreensão da vida.
Voltar a si mesmo significa resgatar sua essência humana e ver as coisas num ângulo certo. Aqui se observa a diferença entre alguém que vive da que sobrevive. No processo de leitura da vida é fundamental a liberdade.
A vida deve ser olhada corretamente permitindo que as coisas sejam o que elas são e não aquilo que eu quero que sejam.
A vida não deve ser apenas vista como um período entre a concepção e a morte. A vida verdadeira é um acordar para as urgências da própria vida. A consciência da importância das coisas essenciais. A vida é sempre um algo a mais, uma tarefa mutável que se realiza no cotidiano.
A vida exige uma resposta constante que dá densidade a cada gesto. É o valorizar os instantes que a vida proporciona. O ser humano tem um desejo de plena realização. A pessoa busca a verdade profunda de si mesma. As razões mais profundas que dão sentido a existência.
A vida pede uma escuta atenta e uma confiança profunda. Procurar sentir aquilo que Deus plantou no coração de cada pessoa.
A vida é risco constante o que leva as pessoas a constantemente buscarem segurança. A vida é travessia portanto não tem como evitar os riscos.
A vida também comporta experiências efêmeras e visões parciais. Deus concede a cada pessoa uma única possibilidade de realizar a vida. A vida deve ser abraçada todo dia e realizada com dedicação. A vida exige decisão e gratidão e o amanhã é uma dádiva que deve ser acolhida como novidade. A vida é uma tarefa!
Prof. José Pereira da Silva