Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Fé e Razão – A vida é muitos mais do que nossos olhos percebem

Em muitos momentos a vida é colocada na berlinda, experimenta-se a fragilidade e a finitude da mesma.
A vida exige a responsabilidade de um projeto que vai se concretizando paulatinamente a cada dia. Tem que ter itinerário e é necessário respeitar seus dinamismos. A vida exige imprimir dinamismo mesmo nas fases difíceis e negativas.

A vida pede inspiração, receber a riqueza que nos vem de fora e que alimenta a alma humana. É preciso saber captar e receber essa riqueza. A vida é rica. Rica em sua simplicidade e oportunidades.
A vida requer o desenvolvimento de novos talentos, muitas vezes é preciso uma faxina nas inutilidades que acumulamos no nosso interior.

Existe a urgência do dom da vida, não espere a doença para sentir o valor da vida. Ficar contando os dias com medo do aniversário e calculando os dias de folga e feriado. A vida deve ser vivida com determinação e energia.
A vida precisa de uma espiritualidade, a espiritualidade do despertar. Estar atento aos movimentos sutis da vida. Viver é uma decisão inteligente.

Viver é uma estrada longa porém fundamental que nos conduz ao coração de Deus.
A vida cotidiana é um exercício importante para trilhar esse caminho de ir ao coração de Deus. É o desafio de viver cada dia como se fosse uma vida inteira pois a vida inteira acontece a cada dia progressivamente.

O filósofo Sêneca ( 5 a.C- 65 d.C) afirmava: “Que aqueles que vivem um dia como se fosse uma vida não esperaria o futuro bem o temeria”. Muitas vezes o medo de uma pessoa se esconde nas dobras de uma vida mal assumida. A vida é um risco cheio de possibilidades.

O filósofo Fílon de Alexandria ( 20ª.C – 50 d. C) dizia: “ Eles observam o nascer do sol. Quando vêem surgir, levantam as mãos para o céu, oram para pedir um dia favorável, para possuir a Verdade e uma visão penetrante em suas reflexões… cidadãos do céu e do mundo, eles realmente estão unidos ao Pai e ao Criador de todas as coisas pela virtude, que lhes traz o dom mais precioso para um homem bom: a amizade com Deus, presente melhor que em qualquer outra prosperidade e que conduz rapidamente ao cúmulo da felicidade”. A vida exige contemplação, refletir as realidades , nossa vida interior e o próprio sentido da existência. Apreender o sublime nas realidades cotidianas, afastando-se das aparências, do ceticismo e utilitarismo. Na profundidade do nosso ser existe uma fonte que jorra constantemente. É ir as profundezas do coração, descobrindo o que faz sentido ou o que demanda sentido em nós.

É a sabedoria do olhar que vê além do olhado. E que traz relações saudáveis conosco mesmo, com Deus e com o próximo. Ter um coração desperto e vigilante.

A vida é muito mais do que nossos olhos percebem!

Prof. José Pereira da Silva