Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – A solidariedade: espaço de amor

Os benefícios da vida devem ser compartilhados principalmente com os que mais precisam. A solidariedade é um dos sinais do amor.

A solidariedade deve crescer no coração de cada pessoa e se expandir em diversos ambientes da sociedade.
A solidariedade é a essência da caridade, os outros jamais devem ser alheios ao nosso interesse e solidariedade. Cada pessoa em sua humanidade são parte de nós mesmos. A solidariedade é o amor desprendido.

A solidariedade deve chegar á todos que precisam: pobres, doentes, injustiçados etc.
A solidarizar-se com os sofrimento alheio, o que significa também amor e compreensão. Cada pessoa é chamada a construir um mundo melhor. A solidariedade exige ações que sejam construtivas. O ser humano deve sempre usar a liberdade de forma construtiva. Exige o trabalho de todos.

Deus nos criou irmãos, criou-nos para solidariedade. É preciso pensar que para se chegar até Deus é necessário ter passado antes pela porta de cada pessoa.
Somos responsáveis por mais solidariedade, mais paz e justiça. O ser humano só se desenvolve criando vínculos com outras realidades.

A solidariedade está vinculada com a responsabilidade que por sua vez está ligada a valores.
A solidariedade só se concretiza quando as pessoas sentem em sua consciência apelo que algo maior que vale a pena investir.

A solidariedade caminha com a generosidade, colaboração, desprendimento. Ela obriga a vencer o egoísmo e o individualismo.
A solidariedade passa pela valorização das pessoas e a superação das diferenças. Superar as superficialidades. A solidariedade exige o perdão que leva ao encontro com o outro.

Prof. José Pereira da Silva