Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – A necessidade da formação da consciência

A importância da consciência na vida humana é tal que necessita de uma correta formação. Formá-la é um dever ético de cada pessoa. A consciência deve ser na medida do possível clara para que possa dar qualidade a vida de cada pessoa.

A formação da consciência é sempre pessoal e complexa o que torna sua elaboração mais urgente ainda.
No processo de formação da consciência cada pessoa deve ser dona de si mesmo e que tenha diante das questões da vida que tomar decisões. Essa formação da consciência tem várias etapas. É algo que implica um trabalho por toda a vida.

Portanto formar a consciência é sempre um compromisso que a pessoa assume com ela mesma e que se estende por toda a sua existência.

Por exemplo hoje as diversas profissões tem códigos de ética (deontologia) pois não basta a competência técnica é preciso ter qualidade humana.

Certos valores estão presentes na vida de cada pessoa porém é preciso que sejam desenvolvidos sempre. Quantos maiores sejam as responsabilidades e problemas que alguém enfrente na vida precisa ter uma consciência bem formada.

Na sociedade existem várias instâncias que influenciam na formação da consciência entre elas os meios de comunicação social. Que muitas vezes nivelam muitas coisas inclusive a verdade. Diante disso a formação da consciência deve adquirir muita responsabilidade jamais se pode perder a dignidade.

Ter o senso crítico diante das informações e dos estilos de vida apresentados.
Formar a consciência significa jamais renunciar a dignidade de pessoa, não banalizar a vida, pelo contrário levar para vida qualidade. A formação da consciência mesmo sendo individual tem implicação social. Pois decisões individuais muitas vezes traz consequências na vida de outras pessoas, atinge o social.

Cabe as famílias a formação básica da consciência através da educação dos filhos. É um dever missão dos pais tal tarefa. Cada família tem essa missão nas várias etapas de desenvolvimento dos filhos.

Cada tem as instituições educativas como a escola dar seu contributo na formação da consciência moral. Essa formação da consciência significa dar qualidade humana para cada relação social. Essa formação contribui para o amadurecimento humano.

A complexidade de nossa sociedade pluralista torna a formação da consciência mais urgente. Uma sociedade de rápidas mudanças que exige tomada de decisões com discernimento. Cada pessoa é colocada diante de valores muitas vezes conflitantes. Portanto a formação da consciência deve contribuir para que cada pessoa possa distinguir entre valores conflitantes. Ter um posicionamento e vigilância diante de todo relativismo.

A formação da consciência passa também pela ética social, com a preocupação pelos rumos da sociedade.
Como podemos observar a formação da consciência abrange toda a vida humana em suas várias dimensões. Essa formação tem que dar profundidade a toda a vida humana.

Prof. José Pereira da Silva