A vida reside na ação. Viver é agir, produzir ações, obras, ou frutos. Quem nada produz, nada expressa, nada cria, não vive.
Deus age no mundo através de cada ação humana, por mais modesta que seja e visando sempre o bem e a verdade. Ele não tem outro instrumento de ação.
Em cada ação está toda a realidade da vida .Em cada ação está a realidade concreta do dom de Deus; está o dom do homem, como resposta ou prolongamento do dom de Deus.
Em cada ação está presente todo o caminho de Deus em direção aos homens e todo caminho dos homens rumo a Deus. Em cada ação está a comunicação concreta com todo o universo. Em cada ação todo o universo se faz presente, todo o passado está ativamente presente.
Em cada ação o universo se prolonga, manifesta sua razão de ser. Em cada ação está a comunhão ativa da pessoa com o universo, com a humanidade inteira.
Não dispomos de outro meio de comunhão nem de comunicação com Deus, com o universo e a humanidade, que não seja a ação. Toda comunhão é ativa, e, também, transformadora. Pois cada ação muda as relações do mundo. Cada ação transforma nosso relacionamento com o nosso semelhante, com a sociedade e com o mundo.
Igualmente, ela nos transforma e, assim, nos fazer existir. Viver é transformar-se recebendo os dons e os comunicando aos semelhantes.
O conteúdo da ação é realmente humana é trabalhar pelo bem do próximo, pelo bem comum, construir mais comunhão. A ação verdade é a que constrói algo novo, não só a que destrói o mal antigo.
A transformação do mundo exige a restituição da imagem da humanidade verdadeira numa verdadeira comunicação de intercâmbio entre todos. O reconhecimento mútuo da existência de cada um.
Não existe uma ação única na qual possamos expressar a totalidade do que somos e queremos. De certo modo a totalidade de nossa existência está em cada ação, mas sob certo aspecto. Em cada ação há um aspecto limitado e um aspecto de totalidade.
Na realidade, vistas no conjunto do mundo, nossas ações podem parecer insignificantes e minúsculas: são as ações da vida diária, do trabalho de cada dia, dos relacionamentos sociais de cada dia etc.
Cada pessoa humana é chamada a dar a cada ato uma plenitude de valor humano como se dada uma dessas ações que podem parecer insignificantes fosse o momento capital da vida.
O segredo da sabedoria humana consiste nisto: na capacidade de dar valor infinito e pelo às ações ínfimas da vida diária.
Prof. José Pereira da Silva