Vereador Guará Filho (PR) apresentou uma moção de repúdio ao Ministério da Saúde em relação à atual situação de falta da vacina nos Postos de Saúde
A Sessão Ordinária da última segunda-feira, 03.07, foi marcada pela aprovação da Moção de Repúdio do Vereador Guará Filho (PR) que fez referência à indignação do parlamentar pela insuficiência de doses de vacinas pentavalente nas Unidades de Saúde do país. A alegação do Ministério da Saúde pela falta do desabastecimento é de que ocorreu aumento da demanda global das vacinas, em virtude do crescimento da população.
A referida vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite provocada pela bactéria Haemophilus tipo B e hepatite B. Na maioria das vezes as doses são indicadas para a imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idades. Importante salientar que são necessárias três doses da vacina, uma aos 2 meses, seguida aos 4 meses, e, posteriormente, aos 6 meses de vida do bebê.
“Me causa muita indignação saber que o Ministério da Saúde, sabendo de uma possível falta dessas vacinas nesta época do ano, não se preparou e se planejou para que não viesse a faltar doses para nossa população. Essa vacina é de extrema importância para a proteção da vida de muitas crianças e bebes”. (Ver. Guará Filho – PR).
O problema se agrava ainda mais ao constatar que o preço da vacina pentavalente nas redes particulares de Saúde do Brasil varia entre 300 e 600 reais, cada dose. Ou seja, isto posto, famílias carentes e com vulnerabilidade social teriam que desembolsar um valor entre 900 e 1.200 reais para que seus filhos e filhas possam utilizar a vacina.
“Considerando a atual situação econômica do Brasil, essa atitude do Ministério da Saúde reflete claramente a falta de gestão, planejamento e responsabilidade diante de uma situação já consolidada na saúde pública, sendo que tal atitude representa um retrocesso no combate a doenças praticamente erradicadas, mediante um calendário adotado até então de vacinação da população brasileira”.
Falta de doses da vacina pentavalente no Brasil é discutida na Câmara Municipal de Taubaté
jul 05, 2017WebmasterTaubatéComentários desativados em Falta de doses da vacina pentavalente no Brasil é discutida na Câmara Municipal de TaubatéLike
Previous PostFesta do Bom Jesus de Tremembé não vai acontecer este ano
Next PostPrograma da Fibria aumenta em 4,5 mil hectares cobertura da Mata Atlântica no Estado de SP
Related articles
-
Lula adverte para risco de nova guerra se ordem global não mudar
-
Governo de SP entrega Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios que liga Caraguatatuba a São Sebastião e beneficia 250 mil habitantes
-
Evidência – “Taubaté se transforma em um verdadeiro celeiro de literatura com a realização da 3ª Bienal Literária”