O Espaço Cultural Georgina de Albuquerque recebe, de 17 a 21, a exposição “Constelação de um mundo imaginário: Pollock revisitado”, com obras de assistidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Madre Cecília.
A coordenadora do Centro, Jane Aparecida dos Santos, explicou que as obras foram produzidas por 67 assistidos da unidade, que são adultos com deficiência intelectual, participantes da oficina de artes plásticas.
O tema faz referência ao pintor norte-americano Jackson Pollock, referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele se tornou conhecido por seu estilo de pintura por gotejamento, característica que pode ser vista nos quadros em exposição.
“Cada obra representa a impressão de um movimento corporal (gestualidade), subjetivo (inconsciente-consciente) e estético (civilizatório), que constrói a possibilidade de diálogo com um universo particular que, em alguns casos, habita o aprisionamento da incomunicabilidade. A obra, aqui, é um discurso particular, cabendo a nossa sensibilidade decifrá-la como um deslumbramento das estrelas”, diz o material de divulgação da exposição.
A exposição acontece na semana em que a Câmara de Taubaté celebra o dia de luta das pessoas com deficiência, cerimônia programada para quinta-feira, 20, a partir das 19h, na qual Jane será uma das homenageadas.
O Espaço Georgina fica no saguão da Câmara de Taubaté e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.