Search
sexta-feira 3 janeiro 2025
  • :
  • :

Exposição fotográfica mostra Redenção da Serra de hoje e de outros tempos

EXPOART 2019 será realizada na praça Central da cidade, nos dia 14 e 15 de dezembro, e terá também música e lançamento de livros.

Um olhar abrangente, que vai de saudosas imagens da antiga cidade a paisagens e personagens do cotidiano de Redenção da Serra e sua gente. Essa é a temática que a exposição do fotógrafo Pedro Pereira apresenta, principalmente aos seus conterrâneos redencenses, em iniciativa inédita realizada conjuntamente pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Redenção da Serra e o Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho. As fotos fazem parte de um extenso acervo do fotógrafo, cujos registros remontam à década de 1970, incluindo os momentos que marcaram o trágico período da mudança da cidade para um outro local, por conta da inundação da antiga sede pelas águas do reservatório de Paraibuna. Elas serão expostas nos dias 14 e 15 de dezembro, na praça central de Redenção, quando será realizada a primeira edição do projeto EXPOART – Fotografia, Literatura e Música, que pretende se estender pelo ano de 2020, com outras edições e outras temáticas. Além da exposição fotográfica também vão participar do evento, os autores redencenses Paulo Pereira (cronista) e Maurício Pereira (desenhista e roteirista).

Coincidentemente ambos são parentes entre si e também do fotógrafo Pedro Pereira. Eles lançarão no domingo, dia 15/12, suas respectivas obras “Redenção Era Assim” e “Histórias de Assombração”, além de participar do “Café com Prosa”, roda de conversa mediada pelo jornalista João Carlos de Faria, do Instituto Paiolinho. Para embalar os presentes ao evento, a música ficará a cargo principalmente do grupo Chitão Vermelho, formado por jovens músicos redencenses, que fará sua estreia em três apresentações, em horários diferentes, com repertório de MPB, marchinhas e músicas natalinas. No sábado à noite, além da inauguração da decoração de Natal da praça, também haverá a apresentação de samba. “Esse é um dos eventos da programação para o final de ano. É uma oportunidade para que os redencenses e visitantes possam tomar contato com o que é produzido por nossos artistas e autores locais, demostrando a nossa criatividade”, afirma o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ismael Dreyfus. Segundo ele, além da parceria com o Instituto Paiolinho, a programação também terá o apoio de comerciantes locais.