Search
sábado 11 janeiro 2025
  • :
  • :

Ex-aluno da Unitau desenvolve projeto História de Taubaté

Para apresentar a história de Taubaté a alunos da rede municipal de ensino, Gustavo Miragaia, ex-aluno de História da Unitau e atualmente professor da rede municipal de ensino de Taubaté, criou o projeto Histau (História de Taubaté).

O nome do projeto foi dado pelos próprios alunos. O Histau tem como objetivo estudar a História de Taubaté a partir de seus patrimônios e museus, proporcionar aos alunos o contato com bens históricos da cidade. “Tenho um vínculo grande com a cidade, por isso a motivação em desenvolver este projeto. Além do Histau, já desenvolvi também projetos voltados para a educação patrimonial”, comenta Gustavo.

Conhecendo a história in loco

No dia 12, alunos de turmas de sétimos anos da Escola Municipal Anna dos Reis Signorini a locais históricos da cidade de Taubaté, como o Museu Histórico de Taubaté, o Arquivo Histórico de Taubaté, a Pinacoteca Anderson Fabiano, ao Bairro da Monção, ao Convento de Santa Clara, o MISTAU, o Museu da Imigração Italiana e o Museu Agrícola, ambos em Quiririm.

No Museu Histórico de Taubaté, Paulo Camilher Florençano, o grupo foi recebido pela equipe do Museu, pelo Secretário de Turismo e Cultura de Taubaté, Márcio Roberto Carneiro e pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, professora do Curso de História da Unitau, que é membro do Conselho Municipal de Patrimônio de Taubaté.

“Além do conhecimento sobre a História local e da cidade propiciado aos alunos por meio deste projeto, a iniciativa também se destaca pela promoção da aproximação entre o ensino básico e a universidade”, comenta a professora Rachel.

Formado em História, Gustavo relembra os tempos de universitário. “Sou grato pela formação que tive. Tive aula com grandes professores que me deram uma bagagem cultural que é um diferencial que me faz sentir amplamente bem posicionado no mercado de trabalho”, comenta.

A visita foi preparada com a participação de Maysa Capeleti Lobato de Melo, aluna do 2º semestre do curso de História e que foi aluna de Gustavo Miragaia no Ensino Médio. “A participação da Maísa foi fundamental. Enquanto eu falei sobre a parte histórica do Brasil, ela fez a instrumentalização na parte específica de Taubaté”, afirmou Gustavo, e continua “Devemos estar em constante adaptação ao mercado e a essas novas tendências pedagógicas. Se reciclar é fundamental”, finaliza o ex-aluno.