Receitas tradicionais da comida caipira, paçoca, rapadura, taiada e a tradicional pamonha no caeté, além de artesanato e produtos caseiros de origem rural são os principais atrativos da 3ª edição do Redenção Sabor e Arte, festival gastronômico-cultural que acontece em Redenção da Serra nos dias 7 e 8 de abril, promovido pelo Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho.
O objetivo do evento, além do resgate e valorização das tradições gastronômicas, é também despertar a comunidade para a possibilidade de ter uma alternativa para incrementar a renda e mudar a realidade social do município, um dos mais pobres da RM Vale e do Estado.
“Trabalhamos sob a perspectiva da economia criativa, ou seja, a de transformar os saberes e fazeres em algo que possa melhorar o padrão de vida das pessoas”, afirma a professora Ana Néri do Carmo de Faria, presidente do Instituto Paiolinho.
Segundo ela, no evento, que acontece nas instalações da Escola Estadual Coronel Queiróz, os visitantes poderão apreciar receitas como afogado (prato típico servido nas festas religiosas do Alto Paraíba), frango caipira, carne de lata (processo tradicional de conservação da carne de porco feita na banha), linguiça caseira, sempre acompanhados de um bom virado de feijão e um torresmo bem pururuca, além de bolinho e petiscos de tilápia e doces caseiros.
“Nosso artesanato em bambu, cobre, palha, bordados, tricô e outras modalidades também serão mostrados ao público, além de produtos como mel e verduras e hortaliças orgânicas e de uma demonstração do preparo da rapadura”, conta.
*OFICINAS*
Os interessados também poderão participar de oficinas temáticas como coquetéis de cachaça; formas caseiras de preparo de plantas medicinais e aproveitamento de plantas alimentícias não convencionais, além do blog “Cozinha para Machos” e de oficina de modelagem e brinquedos com material reciclável. As inscrições poderão ser feitas com antecedência pelo email institutoculturalpaiolinho@gmail.com ou pelo fone (12) 99623-2325
O projeto Redenção Sabor e Arte tem o apoio da prefeitura de Redenção da Serra, Universidade de Taubaté (Unitau), Instituto Chão Caipira, Senac e Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).