Search
sexta-feira 27 dezembro 2024
  • :
  • :

Evento do Sindmetau integra campanha Novembro Azul

Com palestras de orientação, conscientização, motivacional e depoimentos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) participa da campanha Novembro Azul 2019. O evento será na terça-feira, dia 26, a partir das 8h, na sede do Sindicato.

Organizado pela Secretaria da Mulher, o evento tem o objetivo de difundir a importância da prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, sendo considerado um câncer da terceira idade, já que 75% dos casos, no mundo, ocorrem a partir dos 65 anos.

O evento no Sindmetau terá a palestra “Câncer de próstata e testículos”, ministrada por alunos e professores do Curso de Enfermagem, da Faculdade Anhanguera. Advogados do Departamento Jurídico do Sindicato falarão sobre os direitos dos trabalhadores diagnosticados com a doença. O encerramento será com a palestra motivacional, com o especialista em desenvolvimento pessoal Adriano Couto.

Prevenção é sinônimo de cura
Mesmo sendo um assunto delicado para os homens, o acompanhamento preventivo é a melhor chance de cura. Esse foi o caso do metalúrgico aposentado (Ford) Ariovaldo Abreu Ribeiro, de 60 anos. Apesar de fazer um acompanhamento médico desde 2000, quando completou 40 anos, Ari (como é mais chamado pelos amigos) foi diagnosticado com câncer de próstata em 2015.
De acordo com ele, a doença foi confirmada no fim do ano mesmo depois dos exames de rotina. “Tinha feito check-up em junho e nada foi detectado.” Com a confirmação, Ari foi encaminhado para o tratamento no Hospital Regional.

“Não fiquei preocupado, pois recebi todas as orientações e sabia que estava no início, com quase 100% de chance de cura.” Foram 37 sessões de radioterapia e mais sete de hormonoterapia, realizadas durante um ano. A cura foi confirmada no final de 2016. De lá pra cá, o acompanhamento é mais intenso. “Faço uma revisão de seis em seis meses.”

Outro exemplo da importância de uma rotina preventiva é o caso do também metalúrgico aposentado pela Ford Moisés Santos, 70 anos. Ele teve uma hiperplasia prostástica benigna (HPB), que é um aumento não canceroso da próstata, mais frequente à medida que os homens envelhecem, especialmente após os 50 anos de idade.

“Mesmo com o acompanhamento médico, minha próstata aumentou muito. Em 1998, fiz a primeira cirurgia para reduzir a glândula e liberar o canal da urina. Porém, a próstata se recompõe. Assim em 2005, passei por uma nova cirurgia.” Moisés mantém os cuidados preventivos e recomenda para todos os homens. “Prevenção é essencial.”