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quarta-feira 25 dezembro 2024
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Estudantes da Alpha e da Escola Estadual Matarazzo se unem num projeto de Iniciação Científica no ICT/UNESP

Difusão do conhecimento científico sobre ciências da saúde se utiliza de plataforma 3D com avaliação de estímulo gerado pela mídia social.

Estudantes do Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen, em parceria com os alunos da rede pública, de São José dos Campos, retomaram em janeiro de 2023 as atividades do Projeto Vitalis, que é desenvolvido juntamente com a UNESP (Universidade Estadual Paulista) com apoio do CNPQ e a parceria da UNIVAP.

Trata-se de um projeto de Iniciação Científica PIBIC Ensio Médio Jr. que tem como objetivo despertar a vocação científica na área da saúde e incentivar potenciais talentos entre jovens do ensino médio.

No planejamento do Vitalis há diversas ações, desde encontros semanais para difusão do conhecimento científico sobre ciências da saúde utilizando a Plataforma Multidisciplinar 3D (CSANMEK) até análises dos dados gerados e divulgados em redes sociais. Serão 52 semanas de atividades.

Entre os programas disponíveis na plataforma estão: Atlas Anatômicos 3D com mais de 3000 estruturas identificadas e interativas; Atlas Fisiológico com interação em 3D; Atlas de Sistema Circulatório 3D, com movimentação cardíaca; Banco de dados para visualização com mais de 400 Lâminas de Histologia, Patologia e Parasitologia.

A Plataforma SENSE 3D CSANMEK foi obtida por recursos provenientes da parceria entre a UNESP, por meio de sua Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e o banco espanhol Santander, que lançaram o Centro de Recursos de Ensino, Aprendizagem e Inovação (CREAI), visando promover inclusão digital e aprimorar intercâmbio virtual para ampliar as oportunidades de formação inovadora de discentes.

As ações são tão amplas que podem se utilizar dos conhecimentos gerados – principalmente – nas disciplinas de Anatomia Humana e Animal, Fisiologia, Histologia, Biologia Celular entre outras. E com isso criar conteúdo que estarão disponíveis aos estudantes de nível de ensino médio. Esse compartilhamento ocorrerá por meio das mídias sociais.

“A interdependência entre as áreas da comunicação, educação, pesquisa e saúde faz com que o pensar sobre a educação na área da saúde e consequente promoção dela, através da pesquisa e da educação de uma forma abrangente, esteja relacionado aos meios de comunicação.”

Com o crescimento da influência dos meios digitais, principalmente durante o período de ensino através da Internet, surgiu a necessidade de se estudar meios e formatos para estimulação da busca do conhecimento e conscientização sobre conteúdos adequados ao público jovem sobre ciências da saúde, através da mídia social. O papel da Universidade é realizar pesquisa em alto nível científico, mas também atuar na sociedade estimulando potenciais jovens cientistas.

“Escolhemos o Instagram @icem.vitalis, rede social online de compartilhamento de conteúdo, como ponto de partida justamente pelo grande alcance. Com usuários diversos, a plataforma traz eficiência ao projeto.”