Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Estudante vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas

Aluno de Caçapava conquistou o 3º lugar no resultado nacional
A estudante Sara Luisa Amorim da Rocha, de Vila Velha (ES), é a vencedora nacional da 48ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A aluna, de 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha.
Aluna e escola receberão certificado e troféu, além das premiações de R$ 5 mil e R$ 10 mil, respectivamente. A redação de Sara irá representar o país na etapa internacional do concurso, a ser realizada em Berna, na Suíça.
O tema deste ano foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”. O objetivo do Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização por meio da arte epistolar. O concurso anual incentiva as crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos.

Sara elegeu a música a “heroína das heroínas”. Ao contrário dos super-homens e mulheres da ficção, que são capazes de feitos impossíveis para salvar o mundo, Sara destaca o poder da música. “Ela é a salvadora das mentes angustiadas, dos corações sofridos e das almas perdidas (…) A música cura as pessoas que a buscam, permitindo que elas vivam em harmonia e equilíbrio emocional e pessoal. Por isso, eu reafirmo: a música é a heroína das heroínas e o herói dos heróis”, narra a estudante em sua carta.
Também foram classificados em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Herberth Heloy Amaral de Oliveira, de 15 anos, do Colégio Gentil Bittencourt em Belém (PA) e Samuel Silva de Almeida Raimundo, 13 anos, do SESI 207 em Caçapava (SP).

Interior de São Paulo – O estudante Samuel Silva de Almeida Raimundo, 13 anos, do 9º ano do Ensino Médio do SESI 207, em Caçapava, conquistou o 3º lugar no resultado nacional. Ele foi classificado em primeiro lugar no ranking regional (Interior de São Paulo). Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram Maria Júlia Azevedo Boralle, 14 anos, do 9º ano do Ensino Médio, na escola E.E Valentim Gentil, de Itápolis/SP e Iza Calligaris Mazocco, 14 anos, do 9º ano do Ensino Médio, do Colégio Objetivo Unidade Jesuíno, de São Carlos.
Histórico – O Brasil participou de todas as edições do concurso, que acontece desde 1972, e já venceu a fase internacional em três edições. O país também recebeu cinco menções honrosas, em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2018. A lista com os vencedores estaduais e nacionais está disponível no site dos Correios