Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

Estado define OSS que vai gerir o AME Taubaté

Para o secretário de governo do município e ex-deputado Padre Afonso o equipamento de saúde agora está praticamente pronto para funcionar

Mais uma etapa foi definida para que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taubaté possa entrar em funcionamento no início do próximo ano. O resultado do processo de chamamento público para o gerenciamento do AME já foi homologado pela Secretaria de Saúde do Estado, conforme o Despacho GS nº 6.603/2021, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 12 de novembro.

Segundo a Secretaria de Saúde, seis organizações (OSSs) manifestaram interesse na gestão do equipamento. No entanto, apenas as cinco primeiras apresentaram Plano Operacional consistente para a gestão da unidade objeto da convocação em tempo hábil e na formatação requerida.

Dessas, a proposta apresentada pela OSS Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – SECONCI foi a que melhor atendeu ao projeto encaminhado pelo Departamento Regional de Saúde de São Paulo – DRS XVII, sendo declarada, portanto a escolhida a ser contratada.

Para o secretário de Governo da prefeitura de Taubaté e ex-deputado estadual Padre Afonso Lobato, o bom encaminhamento do chamamento público, é mais uma etapa vencida, nesse longo processo de implantação do AME Taubaté, que se arrasta desde 2009. “Agora que a gestora já foi definida, tudo converge para que seja entregue rapidamente à população”.

Padre Afonso, que é suplente na Assembleia Legislativa e assumiu por seis meses nesse ano, entre abril e outubro último, foi um dos responsáveis pela conquista do AME de Taubaté, que vai atender a mais nove municípios da região em 16 especialidades e 21 tipos de exame (vide tabela).

Logo que assumiu esse mandato ele destinou uma verba de R$ 430 mil para a aquisição de um equipamento que faltava para o funcionamento do Ambulatório. Todo o processo de compra já foi feito pela prefeitura, mas independente disso, ele acredita o AME possa ser entregue rapidamente à população. “Ficaria apenas o Centro Cirúrgico para colocar em funcionamento posteriormente, tão logo a instalação do equipamento seja concluída”.

Unidade Especialidades Exames Taubaté

1. Anestesiologia,

2. Cardiologia,

3. Coloproctologia,

4. Dermatologia,

5. Endocrinologia

6. Gastroenterologia

7. Ginecologia e Obstetrícia

8. Infectologia

9. Mastologia

10. Neurologia

11. Oftamologia

12. Ortopedia

13. Otorrinolaringologia

14. Pneumologia

15. Urologia

16. Cirurgia geral, pediátrica, plástica, vascular

1. Audiometria

2. Impedanciometria

3. Biopsia

4. Biometria Ultrassônica

5. Campimetria

6. Colonoscopia

7. Ecocardiograma

8. Eletrocardiograma

9. Eletroencefalograma

10. Endoscopia

11. Fotocoagulação,

12. Holter 24h

13. Mamografia

14. Mapeamento de Retina

15. Nasofibroscopia

16. Paquimetria

17. Raio X

18. Retinografia

19. Retossignodoscopia

20. Tomografia

21. Ultrassonografia