Search
terça-feira 24 dezembro 2024
  • :
  • :

Esportes radicais

O esporte radical é um esporte de aventuras, com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.
Sua principal característica é o aumento da adrenalina no corpo humano e podem ser de cunho competitivo ou não. Vou citar alguns deles como: surf, bike , skate, rapel e paraquedismo.
Numa roda de amigos, os pais comentando que tinham filhos que gostavam desse esporte, principalmente a bike, fazendo as maiores peripécias; então, lembrei-me de um esporte também, que é o paraquedismo, o qual foi muito oportuno e comentei uma passagem.
Abraham Lincoln, estadista americano, 16º presidente dos Estados Unidos, era um pai zeloso. Por essa razão, decidiu enviar uma carta ao professor de seu filho, enumerando uma série de recomendações. Ela foi escrita em 1830.
Na carta Abraham Lincoln pedia ao mestre que seu filho teria que aprender que nem todos os homens são justos. Que deixasse claro que nem todos são verdadeiros e que, para cada vilão, há um herói. Para que lhe ensinasse que mais vale uma moeda ganha do que uma moeda encontrada, e que soubesse perder e gozar da vitória.
E, ainda, que mostrasse ao seu filho como maravilhar-se com os livros e com os pássaros, sobrevoando no céu. Pediu ainda que lhe explicasse que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, e que acreditasse em si mesmo. Mas, que fizesse com que ele aprendesse a ser gentil, com os bons; e duro com os maus. E, que ele nunca entrasse num comboio só porque os outros entraram também. Finalizando, ele deixa bem claro:
— Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço. Deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso. Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Ao ler essa carta, o pai brasileiro a transmitiu ao seu filho que acabava de se alistar no exército, para que seguisse atento a essas recomendações.
No exército, o filho optou pela tropa de paraquedistas para realizar o grande sonho de seu pai, que era pular de paraquedas.
O rapaz fez treinamentos básicos, saltou em plataformas cada vez mais altas e, finalmente, foi fazer seu salto de um avião.
No dia seguinte, telefonou para o pai para dar notícias.
— E aí, você pulou? Perguntou o pai.
— Bom, deixa me explicar o que aconteceu. Subimos no avião e o sargento abriu a porta e pediu voluntário. Aí uns doze colegas se levantaram e pularam pela porta do avião.
— Foi aí que você pulou? Perguntou o pai.
— Bem! Continuando, o sargento começou a agarrar os demais colegas, um por vez e jogá-los pela porta aberta.
— Então aí você pulou? Perguntou o pai.
— Ainda não! Ele tentou me empurrar pela porta, mas eu segurei firme nela e não deixei que ele me empurrasse. Aí ele chamou o sargento instrutor. O sargento instrutor é um armário tamanho 4×4 e pesa 150 quilos. Ele me perguntou:
¨_Rapaz, você vai pular ou não?”.
__E dai?! Questionou o pai.
__Respondi que eu não pularia porque tinha medo. Nisso o sargento instrutor abaixou o zíper da sua calça e eu vi o tamanho descomunal!!! Olhando–me com uma cara de tarado, ele me disse: “Rapaz”! Você pula fora deste avião agora ou eu vou te sacanear. Entendeu?
— E aí você pulou? Perguntou o pai.
__ Bem pai, no começo eu pulei um pouquinho!!!