O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. O movimento faz a diferença na vida humana.
A prática esportiva age no cérebro das pessoas: a) melhora o humor; b) aumenta a concentração; c) reduzo estresse e a depressão; d) melhora a qualidade do sono; e)mantém o peso saudável; f) melhora a confiança; g)estimula a liderança; h)melhora o desempenho escolar.
A participação esportiva pode ajudar positivamente na saúde mental. Os esportes tem muitos benefícios à mente. É comprovada a ligação do esporte com a saúde mental e a felicidade, as endorfinas desencadeiam tudo isso.
Quando se pratica atividade física, ocorre uma diminuição do risco de se obter doenças crônico-degenerativas, além de beneficiar a intensificação do fluxo sanguíneo e a oxigenação do corpo. Todas esses fatores ajudam a liberar os principais neurotransmissores que melhoram o funcionamento cerebral, desta forma , propicia ainda mais a sensação de bem-estar físico e emocional.
A prática assídua ajuda no combate ao estresse e a ansiedade. Aumenta das capacidade cognitivas de pensamento lógico, criativo, agilidade frente aos estímulos internos e externos. Elevação dos níveis de serotonina responsável pela melhora do humor, regulação do sono, memória e atenção.
O esporte e a atividade física pode auxiliar no tratamento de muitas doenças. O esporte tem efeitos diretos no organismo como diminuição da pressão arterial e dos níveis de triglicerídeos, e aumento das enzimas antioxidantes.
Diminui o risco de doenças do coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. No campo da saúde mental auxilia no tratamento da ansiedade, depressão, na redução da irritabilidade, melhoria da produtividade e disposição no trabalho e aumento da qualidade e expectativa de vida, libera serotonina, endorfina e feniletilamina, hormônio do bem-estar.
Hoje existe o treinamento de habilidades mentais no esporte, com técnicas que ajudam no desenvolvimento e maximização do potencial esportivo.
Estudos mostram que transtornos mentais são minimizados e, em alguns casos, o esporte é um apoio importante no tratamento da depressão e ansiedade. A socialização é determinante para os bem-estar dos praticantes. Reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer.
Através da liberação de neurotransmissores que melhoram o funcionamento cerebral, é possível sentir um bem-estar global. O aumenta da autoestima também acontece pois temos a superação de metas.
Concomitantemente ao desenvolvimento somático tem-se o psicológico, havendo sempre uma interação entre ambos.
Na criança e adolescente o esporte contribui para a estabilidade emocional que desempenha um papel fundamental para que as pressões familiares, econômicas e sociais possam ser suportadas.
O enfoque sobre a atividade esportiva permite ação profilática para evitar as evasões escolares, o uso de drogas e a violência.
Temos uma epidemia de sedentarismo e seus riscos para a saúde. Os hábitos sedentários na saúde mental são devastadores. Dados epidemiológicos sugerem que pessoas moderadamente ativas tem menor risco de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias.
Geralmente o indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoimagem, autoestima, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.
Portanto atividades físicas trazem benefícios tanto na esfera física quanto na psicológica. A atividade física é uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde metal.
Prof. José Pereira da Silva