Search
domingo 1 dezembro 2024
  • :
  • :

Espiritualidade horizontal: auscultar Deus na vida e nas realidades cotidianas

A seiva divina passa e está presente em cada criatura. Porém é preciso percepção aguçada. Existe o momento de auscultar assim como um médico quando quer ouvir as batidas do coração. Escutar o infinito de Deus na existência humana e na realidade do mundo.

Existe uma espiritualidade horizontal em que se vê a ação de Deus no mundo material e nas possibilidades da vida cotidiana.

É a presença de Deus em toda a criação. A criação é sagrada para quem aprendeu a ver. A vida e o mundo são livros sagrados. Essa horizontalidade espiritual ajuda-nos a compreender Deus como Pai. Fonte de vida e amor.

Abade Poemen, padre do deserto, disse: “Ensine a sua boca a falar aquilo que o seu coração esconde”.  O amor e a vida passam pelo crivo do coração humano. É no coração que são amadurecidos o amor, a bondade, os bons sentimentos que enriquecem a vida humana.  Aquele que ouve o seu coração em profundidade é capaz de identificar a presença de Deus. Na Regra de São Bento lemos na introdução: “Escuta, filho, os preceitos do Mestre, e inclina o ouvido do seu coração…” (RB, 1,1).

Esse auscultar o coração em profundidade permite descobrir Deus em cada momento da vida e em cada criatura. Mesmo diante do sofrimento pode-se auscultar a misericórdia de Deus.

Essa capacidade de escuta é fundamental para toda aquele que se assume como peregrino em busca de Deus.

É importante destacar que as principais condições para se ouvir bem estão no coração. Aprender a fazer silêncio. Ruídos impede-nos de sentir as batidas do coração e Deus falando no coração da vida. Abandonar por  momentos , as preocupações entre outros.

A escuta será prejudicada  se dermos espaço para falarmos de nós mesmos e de nossas experiências. Quando nos abrimos a escuta podemos sentir nossas experiências de outra forma mais profunda como amizade com Deus.

A partir daí podemos encontrar e dialogar com Deus nas situações cotidianas da vida. E assim de forma autêntica dialogar com Deus.

Essa espiritualidade acolhe ás surpresas da vida e as razões secretas da realidade do mundo. O infinito de Deus está presente também nas surpresas e nas razões secretas da realidade.

A sociedade está acostumada aos planos, previsões e projetos e muitas vezes se fecha ao sentido da novidade de Deus.

A espiritualidade dos que buscam a Deus sabe que depois de cada curva o horizonte pode mudar.

O escritor, teólogo , padre  Henri J. M. Nouwen (1932-1996) certa vez disse em sua obra  Pão para o caminho: Diário de sabedoria e fé: “ Cada dia traz em si uma surpresa. Mas só podemos vê-la, ouvi-la ou senti-la, quando surgir diante de nós, se esperemos por ela. Não tenhamos medo de receber nossa surpresa de cada dia, seja ela em forma de tristeza ou de alegria. Ela abrirá um novo espaço em nossos corações…”.

Escutar Deus em cada experiência vivida e no esforço em ouvir direito e profundamente o que nos ensina Deus a cada dia.

Educando a escuta e reeducados na surpresa podemos acolher melhor o mistério de Deus presenta na vida. A escuta verdadeira exige sintonia com as batidas divinas na vida humana e nas realidades cotidianas.

Prof. Dr. José Pereira da Silva