Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo realiza atividades especiais em comemoração ao aniversário de 134 anos de nascimento do maestro

A Prefeitura Municipal de Taubaté, através da Secretaria de Educação, realizou entre os dias 14 a 18 de Março, a “Semana Fêgo Camargo”, na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, em comemoração ao aniversário de 134 anos de nascimento do Maestro.

Durante os 05 dias de evento, os alunos dos cursos de Teatro, Artes Visuais, Ballet e Música, realizaram diversas apresentações e exposições dos seus projetos e atividades. No encerramento da semana, ocorreu uma apresentação da Banda de Concerto e a Classe de Orfeão, cantando o Hino a “Fêgo Camargo”.

SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL DE ARTES MAESTRO FÊGO CAMARGO

A Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo foi criada em 26 de dezembro de 1967, e é um equipamento cultural e um instrumento de ensino, desenvolvimento e divulgação da arte culta universal.

Oferece e disponibiliza todos os espaços para construção de aprendizagem significativa, a partir de experiências estéticas diferenciadas em várias linguagens artísticas.

SOBRE O MAESTRO FÊGO CAMARGO

Segesfredo Camargo nasceu em Taubaté, São Paulo em 16 de março de 1888 e faleceu no dia 07 de outubro de 1971. Consagrado violinista, compositor e professor, desenvolveu seu talento musical em um ambiente inteiramente artístico, formado por seu pai Francisco Camargo e seus irmãos, Arthur, Pedrinho e Waldomiro, todos
músicos.

Fazia parte de um dos grupos notáveis musicistas de Taubaté. Integrou a Orquestra do Cine Teatro Polyteama (hoje Teatro Metrópole). Posteriormente, regendo a Orquestra Odeon, atuou na 1ª emissora de rádio do Vale do Paraíba, PRD-3 Rádio Bandeirante de Taubaté, desde a sua inauguração em 1931, e através deste, participou de programas na “Rede Verde e Amarela”, que congregava mais de três emissoras: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

A “Orquestra Odeon” na época era uma das melhores do interior de São Paulo. Brilhou na década de 30 como “virtuose” de violino, seu instrumento predileto, exibindo-se como solista de músicas clássicas e como acompanhante nas concorridas “horas de arte” promovidas pelo “Centro Recreativo de Taubaté”, então, a sua melhor agremiação social.