Search
segunda-feira 18 novembro 2024
  • :
  • :

Entidade de Taubaté recebe R$ 40 mil, valor que deve ser investido em ações sociais

Fundação Dom José Antonio do Couto, de Taubaté (SP), foi premiada no 10º Volkswagen na Comunidade com o projeto Orquestra Jovem Dom

Centenas de bebês salvos por doação de leite materno, jovens e adultos capacitados para o mercado de trabalho, deficientes visuais ganhando independência, formação musical mudando destinos. Essas são algumas histórias de vidas transformadas pelo concurso de projetos sociais “Volkswagen na Comunidade”, da Fundação Volkswagen, que revelou nesta na sexta-feira, 27 os vencedores de sua 10ª edição. E para celebrar sua primeira década, foi criada uma categoria especial, aumentando para 12 o número de prêmios, que totalizam R$ 480 mil (R$ 40 mil para cada entidade).
“Ao completar dez anos, o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ consolida sua relevância na promoção do desenvolvimento social. Nessa década, os projetos premiados permitiram melhorar a qualidade de vida, saúde, educação e cultura de comunidades em todo o País. Esse é um motivo de grande orgulho para nós!”, afirmou a superintendente da Fundação Volkswagen e diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Daniela Demôro.
Confira o histórico do “Volkswagen na Comunidade”

• 477.089 pessoas, de todo o Brasil, já beneficiadas diretamente
• 96 prêmios entregues
• R$ 3,52 milhões em prêmios
• 5.609 projetos inscritos
• 2.119 padrinhos, que são colaboradores da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America (Grupo Volkswagen)

Além de oferecer recursos financeiros para que as entidades coloquem suas ações sociais em prática, o “Volkswagen na Comunidade” incentiva a cidadania na empresa, pois os projetos sociais são inscritos por colaboradores que já atuam voluntariamente ou estão engajados com as entidades, se tornando “padrinhos” dos projetos.

“O ‘Volkswagen na Comunidade’ aumentou consideravelmente o nível de engajamento e conscientização social dos nossos colaboradores. Prova disso é que o número de projetos sociais inscritos no concurso tem aumentado a cada ano”, afirmou Keli Smaniotti, diretora da Fundação Volkswagen. Nesta 10ª edição, o concurso teve recorde absoluto: foram 1.259 projetos inscritos, 59,4% a mais do que em 2016.

O concurso ainda oferece um curso de Gestão de Projetos Sociais às entidades vencedoras e também às finalistas, as capacitando para conduzirem as ações de forma sustentável. Os times aprendem a administrar recursos, captar novos investimentos, estratégias de comunicação, entre outros temas.

Vencedores da 10ª edição do “Volkswagen na Comunidade”

Prêmio Edição Especial 10 anos (categoria inédita): Pequeno Cotolengo Paranaense, em Curitiba (PR)
Projeto: Bazar da Amizade
Indicação: Colaborador da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR)

Vencedor do “Volkswagen na Comunidade” em 2012, o projeto “Bazar da Amizade” foi o que mais se destacou entre os premiados pelo concurso (da 1ª à 8ª edição). Por isso, recebeu este novo reconhecimento. A entidade ampliou a estrutura do espaço onde funciona o bazar, aumentando sua receita. A renda beneficia pessoas com múltiplas deficiências, de idades variadas.

Prêmio de Sustentabilidade: Rotary Clube São Carlos Norte, de São Carlos
Projeto: Aparelhamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos
Indicação: Colaborador da fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos.

Um dos vencedores do “Volkswagen na Comunidade” em 2016, foi o projeto que melhor geriu os recursos recebidos durante o ano. Por isso, foi reconhecido novamente com o Prêmio de Sustentabilidade. Foram comprados equipamentos para o funcionamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos, que provê leite humano pasteurizado de doadoras a prematuros internados na UTI neonatal. O projeto diminui o índice de mortalidade infantil em São Carlos e região.

Cruzadas das Senhoras Católicas, em Santos
Projeto: Capacitação em Auxiliar de Panificação
Indicação: Colaborador da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo

Capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho na área de panificação, fomentando a cidadania e o desenvolvimento social.

Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral do Guarujá
Projeto: Estimulação Sensorial
Indicação: Colaborador da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo

O projeto tem objetivo de construir um parque sensorial para ajudar a desenvolver, em crianças e adolescentes com deficiência, o processamento sensorial.

Comunidade Brilho Sagrada Família, de Resende
Projeto: Sabor de Viver!
Indicação: Colaborador da MAN Latin America (do Grupo Volkswagen), em Resende.

Pretende reestruturar a cozinha e aumentar o número de acomodações para ampliar a capacidade de atendimentos. Oferece palestras e ajuda psicológica, visando a reestruturação familiar e o desenvolvimento humano.

APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Espírito Santo do Pinhal
Projeto: Cavalgando Novos Horizontes
Indicação: Colaborador da fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos.

Projeto de equoterapia (terapia com cavalo) para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, múltipla e autista.

Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias, de Mandirituba
Projeto: SuperAção
Indicação: Colaborador da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

Ao implantar espaço para compostagem e horta, o projeto oferecerá educação ambiental e formação cidadã a crianças e adolescentes, com orientações sobre geração de renda e consumo consciente de recursos hídricos.

Fundação Dom José Antonio do Couto, de Taubaté
Projeto: Orquestra Jovem Dom
Indicação: Colaborador da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté.

O projeto consiste em adquirir instrumentos musicais e outros equipamentos para ampliar a orquestra e a formação de grupos de câmara. Promove o ensino gratuito de teoria e prática de música instrumental, erudita e popular.

Gabriel (Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural), de Indaiatuba
Projeto: Olhos do Coração – Curso de Orientação e Mobilidade
Indicação: Colaborador do Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil em Vinhedo

O projeto tem objetivo de desenvolver habilidades de deficientes visuais, para que consigam se locomover com eficiência, segurança e independência.

Organização Cidades Sem Fome, de São Paulo
Projeto: Hortas Escolares
Indicação: Colaborador da Volkswagen Serviços Financeiros, no bairro paulistano Jabaquara

O projeto pretende implantar uma horta escolar em escola pública do bairro Itaquera. No local serão oferecidas atividades de educação alimentar e inclusão social.

AEPAPA (Associação de Estudos, Pesquisa e Auxílio a Pessoas com Alzheimer), Guarapuava
Projeto: Envolver-se
Indicação: Colaborador do Escritório Regional da Volkswagen Serviços Financeiros, em Curitiba

Projeto promove o compartilhamento de experiências entre cuidadores e atividades cognitivas de estimulação a idosos com Alzheimer. O objetivo é encontrar estratégias para superar dificuldades.

Visão Mundial, de Maceió
Projeto: Mundaú
Indicação: Colaborador do Escritório Regional de Vendas da Volkswagen do Brasil, em Recife

O projeto organiza a cadeia produtiva do sururu (molusco usado na gastronomia) às margens da lagoa Mundaú. Aborda aspectos de gestão, processamento, aproveitamento de resíduos e comercialização, contribuindo com a geração de renda.

Fundação Volkswagen tem novos logo e slogan

A Fundação Volkswagen conta com novos logo (imagem abaixo) e slogan “Conhecimento que move pessoas”, desenvolvidos a partir de um estudo de identidade visual com a consultoria Goldenberg – Responsabilidade Social e Comunicação de Causas. O objetivo é comunicar características como conexão, sentido definido, expansão, multiplicação, capacitação, reverberação e crescimento contínuo.

O logo carrega diversos significados: uma figura humana de braços abertos, uma pessoa com livro e faz alusão ao logo anterior da Fundação (flor em um vaso); ele tem movimento e está em ascensão. As duas cores simbolizam os pilares de atuação da Fundação Volkswagen: Educação e Desenvolvimento Social; sendo que a intersecção mostra interação entre as áreas. O círculo na cor institucional remete à Volkswagen.