Search
quarta-feira 3 julho 2024
  • :
  • :

Encontro Estadual de Voluntários Escoteiros acontece em Taubaté

Encontro Estadual de Voluntários Escoteiros acontece em Taubaté

Congresso Regional Escoteiro reunirá mais de 600 pessoas para evento que discute práticas educativas no estado de São Paulo sob o tema “Caminhos do Aprender”

Nos dias 21 e 22 de setembro, o Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), em Taubaté, vai receber adultos escoteiros de diversas cidades para um encontro estadual: o Congresso Regional Escoteiro, promovido pelos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo.

Uma imagem contendo pessoa, grupo, interior, homem
Descrição gerada automaticamenteO Escotismo é um movimento de educação não formal que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens de 6,5 a 21 anos a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Para que tudo isso seja possível, o Escotismo conta com o trabalho de voluntários (acima de 18 anos) que se dispõem a assumir o papel de educadores diante de crianças, adolescentes e jovens.

Anualmente, esses voluntários se reúnem no Congresso Regional Escoteiro para discutirem, em conversas intergeracionais, melhores maneiras de aplicar o Programa Educativo e o Método Escoteiro, buscando atualizações e novas práticas adequadas às gerações de jovens atuais.

Por isso, o conteúdo do Congresso desse ano se destinará a debater temas universais que influenciam na educação, seja Uma imagem contendo pessoa, pessoas, multidão, auditório
Descrição gerada automaticamenteela formal, não formal ou informal, pois afetam a sociedade como um todo. Com base nisso, o tema será “Caminhos do Aprender”, focado em técnicas inovadoras de aprendizagem ao longo da vida – conceito internacionalmente conhecido como “longlife learning”.

Para falar sobre isso, uma das palestras principais será com Mary Rosane Ceroni, Doutora em Administração de Empresas (Gestão Humana e Social) e especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que abordará o tema “Por que o aprender pode mudar a minha vida?”.

“O Congresso Regional Escoteiro é uma ocasião ímpar de reunião dos nossos voluntários.

São pessoas de variadas profissões, cidades e origens, mas que acreditam na educação para a cidadania e doam seu tempo em prol do desenvolvimento dos jovens, buscando se aperfeiçoarem para isso”, afirma Alexandre Banchi, diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo.
A programação prevê também oficinas, estandes e workshops sobre: “Trabalhando em rede: compartilhando conhecimento”, “Comunicação não violenta no processo de aprendizagem”, “Repensando o reconhecimento para jovens e adultos” e “Os desafios da educação e as questões de gênero” – este oferecido em função da parceria internacional entre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro e movimento He For She, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os palestrantes serão especialistas convidados, de dentro e de fora do Escotismo.

Projeto 1000 Hortas e Fundação Cargill

O evento terá também enfoque especial no projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, executado pelos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo e financiado pela Fundação Cargill via edital. Por meio dos conteúdos do projeto oferecidos no Congresso, os adultos voluntários aprenderão sobre o tema para se tornarem multiplicadores da causa junto a jovens escoteiros a fim de diminuir índices de problemas de saúde relacionados à alimentação na infância e adolescência, além de transmitir noções e práticas de sustentabilidade. A escoteira e nutróloga Sthefanye Gritti Legori, ministrará palestra com o mote “Aprenda como mudar seus hábitos alimentares”. Haverá, ainda, diversas atividades focadas na conscientização sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva.

Protagonismo Juvenil

Preconizando o protagonismo juvenil, parte da programação será o Congresso Regional Pioneiro, completamente executado por jovens escoteiros entre 18 a 21 anos que vão explorar as seis áreas de desenvolvimento do Programa Educativo escoteiro: Física, Afetiva, de Caráter, Espiritual, Intelectual e Social.

Escotismo

O Escotismo é um movimento de educação não formal baseado em valores. Está no Brasil há mais de 100 anos e possibilita aos jovens desenvolverem competências para se tornarem cidadãos ativos e criarem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. O programa educativo atende jovens divididos em faixas etárias, também chamadas de Ramos: 6,5 a 10 anos (Ramo Lobinho); 11 a 14 (Ramo Escoteiro); 15 a 17 (Ramo Sênior) e 18 a 21 (Ramo Pioneiro). O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal, totalizando mais de 100 mil escoteiros em todo o país. No estado de São Paulo, o efetivo conta com 28 mil escoteiros.

Para conhecer mais, acesse www.escoteirossp.org.br