O evento incentiva um comportamento consciente diante do meio ambiente
No dia 08 de Junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, e neste ano o sábado será especial e de mobilização, envolvendo diversos setores atuantes na luta pela conservação ambiental. O tradicional mutirão de limpeza de praia vai percorrer a baía do Itaguá, pela praia e pelo mar, recolhendo o lixo que é descartado de forma negligente pelas pessoas. A ação abre as atividades de encerramento da 6ª Semana do Mar e do IX Festival da Mata Atlântica, realizado por Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR, Instituto Argonauta e Prefeitura Municipal de Ubatuba.
As atividades terão início às 9h, na Praça da Baleia com o Mutirão de Limpeza de Praia da orla do Itaguá, e ainda um esforço pelo mar com canoa havaiana e SUP, e mergulho para retirada de resíduos em maiores profundidades. Na areia e no mar, o trabalho ocorre de maneira coletiva com integrantes do Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta, Projeto Tamar, jovens do “Encontro Jovem Transformar”, Cooperativa Educacional, Ubatuba Hoe, e SUP Ecológico, contando ainda com diversos outros parceiros. Simultaneamente os artistas da Mosaiky/ZOO Urbano estarão finalizando, ao ar livre e em tempo real, a maior obra feita com canudos plásticos, quebrando o atual recorde mundial. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade quanto ao impacto causado pelos resíduos sólidos na fauna marinha. Atualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos.
Às 11h, após a limpeza de praia, haverá a apresentação circense – Clake, da Cia Circo Amarillo do Circuito Cultural SESCOOP, pela Cooeduba (Cooperativa Educacional de Ubatuba) e em seguida o lançamento pela Prefeitura Municipal de Ubatuba do Projeto Meu Oceano.
Às 12:00h acontece o Retorno ao Mar de uma Tartaruga Marinha reabilitada pelo Projeto TAMAR. A ação é parte da campanha “Nossa praia é a vida” realizada pelo Projeto ao longo do litoral brasileiro, buscando sensibilizar e despertar o interesse do público usuário de praia na redução das principais ameaças às tartarugas marinhas e ao ambiente marinho. Em Ubatuba, desde o início das atividades, já foram devolvidas vivas ao mar mais de 13.000 tartarugas capturadas incidentalmente em redes, ou reabilitadas após serem encontradas doentes, feridas ou debilitadas. Esse resultado vem sendo possível graças ao apoio dos pescadores, das comunidades litorâneas, turistas e parceiros como a Prefeitura Municipal e a Petrobras, patrocinadora oficial do Projeto Tamar.
Finalizando as ações do período da manhã, todos os participantes ganham uma visita ao Aquário de Ubatuba.
Às 16h, no Aquário de Ubatuba acontece o “Bate Papo com a Liga das Mulheres pelos Oceanos”. A Liga é um movimento de mulheres que lutam pela conservação dos oceanos com o objetivo de potencializar ações desenvolvidas por mulheres que dedicam seu trabalho em prol do ecossistema marinho. Em seguida, começa o “Mar de Letras”, lançamento de livros com sessão de autógrafos, com as autoras Marina Klink (Vamos dar a volta ao mundo?) e Bárbara Veiga (Sete Anos em Sete Mares), e os autores Clayton Lino (Mata Atlântica e Sociobiodiversidade) e Fábio Feldmann (Sustentabilidade Planetária: Onde eu entro nisso?).
Às 20h00, para fechar lindamente a 6ª Semana do Mar, será realizada a apresentação musical de “João Suplicy e Trio” no espaço cultural do Projeto Tamar. O espaço tem sido palco de uma série de apresentações artísticas e culturais que fazem parte do movimento Tamarear, criado pelo Tamar, e que vem utilizando a arte como ferramenta de sensibilização e aproximação das pessoas ao tema da conservação das tartarugas e do ambiente marinho.