Neste final de semana, dias 2 e 3, acontece o encerramento da 56ª Festa de São Pedro Apóstolo, da Paróquia de São Pedro, Alto de São Pedro, em Taubaté. São 56 anos de demonstração de fé, religiosidade e serviço do povo da Comunidade de São Pedro Apóstolo, embora nos dois anos anteriores a festa não tenha sido realizada nos moldes tradicionais, em virtude da pandemia.
Este ano o tema central da novena é “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4): a vocação de Pedro inspira a nossa. Na mensagem preparada pelo pároco, Padre Fábio Modesto, no folder digital da programação geral da festa, ele enfatiza: Como Pedro somos chamados para ser pescadores de homens, mas o mar turbulento do mundo e as redes lançadas, que voltam vazias, têm nos desanimado na missão. Queremos dizer sim ao chamado do Senhor e seguir corajosa e audaciosamente seu exemplo…”
Em todos os dias da novena foram celebradas missas solenes, às 19h30, por sacerdotes especialmente convidados a refletir sobre o tema proposto para cada noite, com liturgia preparada pelas Comunidades do Cristo Redentor e Imaculada Conceição; setores Terra Nova, Bosque da Saúde, Jardim América, Sônia Maria, Alto de São Pedro, Pastoral da Catequese e Movimento da Mãe Peregrina; os noveneiros, seus benfeitores e demais fiéis compareceram à igreja matriz, para com muita devoção ao santo padroeiro, fazer seus pedidos, agradecer as graças alcançadas e louvar a Deus, sob a intercessão de São Pedro Apóstolo, por mais um ano de tão fervorosa festa. Neste sábado, às 19h, acontece o nono dia da novena que será celebrada pelo Pe. Leandro dos Santos e concelebrada pelo Pe. Fábio.
A Festa de São Pedro Apóstolo, a cada ano, acontece num clima mais agradável e com mais segurança, com as tradicionais barraquinhas típicas, com ornamentação de festas juninas e aconchego familiar. Tem de tudo, todas as noites: bolinho caipira, quentão de leite, vinho quente, caldinho, salgados diversos, massas, doces, chocolate, barraquinhas do peixinho e da surpresa, música, bingo com prêmios especiais e muito calor humano.
No grandioso DIA DA FESTA, domingo, 3, tudo começa com a missa das 8h e das 9h30; em seguida, Praça Animada com as crianças. Às 16h, acontece a Procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas do bairro e, muitas famílias enfeitam a frente de suas casas com altares para serem abençoados. Neste ano não haverá os tapetes com motivos religiosos diversos. Após a procissão, Santa Missa de encerramento.
Embora a parte social da festa seja muito importante, pois resgata a tradição e a cultura no cenário da cidade, desde 1966, o ponto culminante fica por conta da tradição religiosa do evento, na Diocese de Taubaté, movida pela fé dos fiéis católicos, tanto na novena preparatória, quanto no grandioso dia da festa. O Bingão com prêmios especiais será às 22h.
Sua presença dará mais brilho ao encerramento da 56ª Festa de São Pedro Apóstolo!