Estadual masculino está previsto para começar dia 30 de agosto e contará com oito equipes na disputa
A equipe EMS Taubaté Funvic conheceu esta semana seus adversários e o formato de disputa da edição 2019 do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei. Atual pentacampeão estadual, o Taubaté começará sua caminhada em busca do hexa consecutivo no final do mês de agosto.
As primeiras definições aprovadas pelos clubes e pela Federação Paulista de Voleibol determinaram que o estadual terá oito equipes. Na primeira fase, esses oito times se enfrentam em turno único, onde casa equipe fará sete jogos.
Além da EMS Taubaté Funvic, o Campeonato Paulista terá na disputa: SESI-SP, São Judas Voleibol (São Bernardo do Campo), Climed/Atibaia, Vôlei Renata/Campinas, São José dos Campos, São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão e Voleibol UM Itapetininga.
Após a primeira fase, os mesmos oito times iniciam os playoffs com as quartas de final. Nas quartas, semifinais e final, o sistema será eliminatório, com dois jogos e em caso de uma vitória para cada equipe, será disputado o “Golden Set” – set desempate jogado ao final da segunda partida.
A primeira fase está prevista para começar no dia 30 de agosto (sexta-feira) e terminar em 4 de outubro.
As quartas de final serão realizadas entre 09 e 13 de outubro. As semifinais serão disputadas entre 19 e 23 de outubro. E as finais estão previstas para acontecer entre 27 e 30 de outubro.
A tabela oficial com todas as datas e horários será definida na próxima semana pela Federação Paulista de Voleibol.
O que já está confirmado é que a EMS Taubaté Funvic estreia no dia 30 de agosto, uma sexta-feira, às 20h no ginásio do Abaeté. O adversário na rodada de abertura será o São Judas Voleibol, de São Bernardo do Campo.
O Taubaté segue treinando neste início de temporada, ainda sem contar com os atletas que estão na Seleção Brasileira que disputará o torneio Pré-Olímpico e os Jogos Pan Americanos de Lima.
Do elenco campeão da última Superliga Cimed masculina, estão já trabalhando no Abaeté o levantador e capitão Rapha, o levantador Fabiano e o oposto Leandro Vissotto. Das novidades do elenco, já se apresentaram os ponteiros Matheus Celestino, Lipe e Renan Bonora, e os centrais Petrus e Symon.
Os treinos estão sendo comandados pelo auxiliar técnico Maurício Thomas, já que o técnico Renan Dal Zotto está com a seleção brasileira masculina, que disputará o torneio Pré-Olímpico, de 09 a 11 de agosto, e a Copa do Mundo de Vôlei, de 01 a 15 de outubro, no Japão.
Também com a seleção brasileira principal estão os atletas Lucarelli (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro), Maurício Souza (central), Thales (líbero) e Lucão (central). Esses jogadores só se apresentam ao clube após o dia 15 de outubro.
Já o levantador Eduardo Carísio e o líbero Rogerinho estão com a seleção brasileira “B”, que disputará os Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto. Eles só se apresentam ao Taubaté após a disputa do Pan.
O oposto marroquino Mohamed Al Hachdad é outro que ainda não se juntou ao elenco. O atleta está resolvendo assuntos particulares e será apresentado em breve.
Quem chegou:
Lipe (ponteiro) / ex-SESI-SP
Petrus (central) / ex-Vôlei Ribeirão (SP)
Maurício Souza (central) / ex-SESC-RJ
Mohamed Al Hachdad (oposto) / ex-Tonno Calipo (Itália)
Rogerinho (líbero) / ex-Fiat/Minas (MG)
Eduardo Carísio (levantador) / ex-Fiat Minas (MG)
Renan Bonora (ponteiro) / ex-Vôlei Renata Campinas (SP)
Symon Lima (central) / ex-Juiz de Fora (MG)
Matheus Celestino (ponteiro) / ex-Blumenau
Quem permanece:
Rapha (levantador)
Leandro Vissotto (oposto)
Lucão (central)
Douglas Souza (ponteiro)
Lucarelli (ponteiro)
Thales (líbero)
Fabiano (levantador)
Renan Dal Zotto (técnico)