Search
terça-feira 8 outubro 2024
  • :
  • :

Embraer abre processo de arbitragem contra Boeing por fim de acordo

A Embraer informou na manhã desta segunda-feira (27) que abriu procedimentos arbitrais após a Boeing rescindir o negócio avaliado em US$ 5,2 bilhões entre as duas empresas.

A arbitragem é um mecanismo usado na solução de conflitos em negociações sem envolver a Justiça. O modelo é mais rápido e dispensa alguns protocolos do judiciário. Ao invés de um juiz, o processo é julgado por uma pessoa eleita pelos envolvidos e especialista na área, no caso, a aviação. O processo de arbitragem é sigiloso.

A medida é uma tentativa da Embraer em reaver perdas sofridas com o cancelamento do negócio. Só em 2019, a empresa brasileira investiu R$ 485 milhões para preparar a venda da divisão comercial à Boeing.

A informação foi dada durante conferência com jornalistas e foi publicada em comunicado direcionado ao mercado e acionistas.

Questionado sobre a busca por um outro parceiro na aviação, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a fabricante aérea brasileira segue atraente para outras empresas, mas deve focar inicialmente em uma reestruturação interna.

“Nós vamos fazer primeiro a lição de casa, e nós precisamos de algum tempo para isso. Vamos pensar sobre próximos passos estratégicos para nossa aviação comercial”, afirmou.