Search
quarta-feira 27 novembro 2024
  • :
  • :

Em defesa da Petrobras

Você, leitor, pode não ter notado, mas a paralisação que os petroleiros iniciaram nesta quarta-feira, tem como um dos motivos lutar contra a privatização da Petrobras.
Você sabia que a Petrobras está correndo risco de ser privatizada? Ao mesmo tempo que isto é quase impossível que venha a acontecer, porque o país inteiro vai ser contra, esta privatização já está passando pela cabeça de uma porção de gente que manda neste país.
E a greve dos caminhoneiros pode estar nesse imbroglio.
A política de preços da Petrobras colocou os caminhoneiros de joelhos. Aí eles ficaram em pé e, em greve, se levantaram contra essa tresloucada política de preços em vigor há alguns meses. Para eles, que são dois milhões de trabalhadores e são também quem coloca comida nos supermercados, remédios nas farmácias e hospitais, ficou difícil calcular, inclusive, quanto ganhariam por carga transportada. E muitos viram que estavam pagando para trabalhar. Só em maio, o diesel subiu quase 12%… E com a crise, há caminhões de mais e cargas de menos- e ainda há aqueles caminhoneiros que, precisando trabalhar, trabalham por qualquer dinheiro. Não há categoria que aguente isto.
A Petrobras, estatal, de olho apenas no lucro, fez e faz os brasileiros patrocinarem esta política de preços. O objetivo desta política é supervalorizar a empresa, para que ela seja vendida. Privatizada.