Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Em 2100

Ninguém nos saudosos anos de 60, 70 e até 80 poderia imaginar que os computadores fossem tomar conta da nossa vida. Pensar em Internet, tv’s smarts e celulares? Impossível. E em 2100? Como será? Carros voadores, tele transporte, visitas à planetas distantes, conversas por telepatia e mundo controlado por computadores? Como no livro “1984” de George Orwel. Vamos imaginar e brincar? Pense no seguinte diálogo:
— Olá Sr. Ingênuo! Que surpresa te encontrar aqui, para onde está indo?
— Oh, Desconfiado, vou até Marte e Orbiton, mas é coisa rápida. Em duas semanas tô de volta.
— Ah, que gostoso. Faz tempo que não vou até Orbiton.
— Sempre vou à Marte, mas nunca fui até Orbiton…vai ser a primeira vez, ouvi dizer que tem uns probleminhas, mas fazer o quê, né?
— Mas lá é demais, tem que tomar cuidado Ingênuo, em Orbiton tem muito ladrão, roubo.
— Sério? Acho que o pessoal é que fala muito, não é? Até já ouvi dizer que os roubos começam nas bagagens…e dizem até que há casos de malas extraviadas das naves espaciais, mas não acredito, acho que governantes e o povo de Orbiton são sinceros e honestos.
— Ah, para com isso Ingênuo, o povo de lá é safado, sabe que teve um primo meu que abriram a mala dele e roubaram seis cuecas de seda…seis.
— Mas, sei lá, deve ter explicação…, não acredito que tenham roubado, sabe?
— Roubaram sim e onde ele vai encontrar cuecas de seda agora?
— Ah, não é possível que em Orbiton tenha alguém com coragem de pegar algo que não é dele.
— Tem sim, não só em Orbiton, mas em Marte e em todo lugar. E por falar em cueca, sabe que lá eles tem até o costume de esconder dinheiro de corrupção na cueca?
— Ah, que isso? Ainda bem que por aqui não fazem isso.
— Sei não, sei não…, na cueca, na mala, em apartamentos vazios…
— Mas me diga, o seu primo chamou a polícia?
— E de que adianta? A polícia prende os bandidos e os Orbitanos se revoltam e atiram pedras, lasers e outras coisas nos policiais, aí eles reagem, batem com aqueles cassetetes elétricos, sabe? Aqueles que dão choques…aí a polícia é errada.
— Meu Deus Desconfiado! Mas, não pode desrespeitar a polícia…será mesmo que os Orbitanos não confiam em sua polícia? Que absurdo!
— Pois é, e quando a polícia consegue levar o bandido para a cadeia, para ficar preso, tem que ser condenado em doze instancias o que leva perto de vinte anos e, se o processo não caducar, e o bandido for condenado aí vem o CSO e solta.
— CSO? E que diabos é isso?
— Conselho Superior Orbitano.
— Ah, que triste, solta o cara? Mas, não pode, não sabia que Orbiton estava assim.
— Eita, você não faz ideia, se tiver grana, ou influência, solta sim. Haja corrupção. Ouvi dizer que tem tráfico de drogas, de influências e até assassinatos, pode imaginar Isso?
— Ainda bem que na Terra não é assim. Já pensou se tivesse corrupção aqui? Deus me livre.
— Ah, ingênuo, só você mesmo. Pra você ter uma ideia, lá em Orbiton até o presidente rouba.
— Não acredito, isso deve ser mentira.
— Pois não é, o planeta é bonito, mas o povinho não presta e a educação uma porcaria, professores mal remunerados, insatisfeitos e desmotivados, classes sem condições e alunos que não querem aprender e nem respeitam o professor, quer saber? Boa viagem e se cuida.
Ingênuo: — Valeu, obrigado e…, e…, nossa, ainda bem que a Terra não é assim.
Então, né?